Publicidade

Dinamismo, determinação, perfeccionismo, inquietude, sonho, são palavras- chave que muito bem podem definir o todo de uma vida plena de sucesso pessoal e profissional do travanquense José Dionísio Rodrigues, presidente da Opus Múltipla, uma empresa brasileira pioneira no desenvolvimento do conceito de comunicação integrada que foi a primeira empresa a receber a Certificação de Qualidade ISO 9001 e várias vezes considerada Agência do Ano do Paraná.

Penacova Actual [PA] – Quem é, por onde tem andado, o que tem feito?

Publicidade

José Dionísio Rodrigues [JDR] – Tenho 73 anos, sessenta e dois no Brasil e um nos Estados Unidos, onde concluí  o último ano – Senior Year – da High School. Vim para o Brasil em 1957, aos 10 anos de idade. Nasci no dia de São José, 19 de março (dia do Pai, aí na querida terrinha), em Travanca do Mondego.

PA – O que leva de Penacova para a sua vida e trabalho noutras paragens?

JDR – Fazer bem feito, sempre! Com muita determinação, garra, disciplina, economia máxima de todos recursos disponíveis (sempre em busca de maior produtividade), respeito e seriedade.

Portugal (Travanca, S. Pedro de Alva, Penacova, Santa Comba Dão, Coimbra) implantou em minha alma o sentimento de luta permanente pela sobrevivência, dentro de padrões de ética e moral.

Lembranças super positivas dos 10 anos que aí vivi, estudando, ajudando a família no plantio e nas colheitas, pastoreando as ovelhas, buscando lenha para aquecer o forno e cozer o pão para a semana. E as vindimas, que momento mágico! E o primeiro gole do vinho novo!

PA – O que traz dos lugares por onde se move para Penacova?

JDR – Otimismo! Alegria!

Adoro me reunir com minha querida e amada família lá em Travanca, aí em Penacova e em Coimbra. Ainda tenho a felicidade de abraçar minha madrinha, Pureza dos Santos Gonçalves, irmã de meu saudoso pai, Alexandre Rodrigues. Abraçar muitos primos e primas! “Uma grande alegria!”, como diria meu pai, agricultor, que deixou essa linda terra portuguesa para vir para o Brasil trabalhar com o irmão António, no comércio de secos e molhados, em Floraí, Paraná.

Sempre acompanhado de minha esposa, Marília Helena Havro Rodrigues, gostamos de contar histórias aqui de Curitiba – capital Ecológica do Paraná e do Brasil – aqui  do Paraná (antes, grande produtor de café, hoje, grande celeiro do mundo, em soja e milho); histórias das Cataratas da Foz do Iguaçu (as maiores e mais lindas do mundo), na fronteira com Argentina e Paraguai; histórias da nossa família aqui no Brasil, este país continental, ainda em busca de melhor desempenho económico e social.

PA – Como se olha para Penacova a partir do seu trabalho e vivência quotidiana?

JDR – Penacova, nosso Concelho, sempre é a referência de um lugar lindo, à margem do Rio Mondego. Terra da Lampreia! Destaca-se no cenário nacional lusitano. Gente que faz acontecer! Gente do bem!

PA – O que se sugere para Penacova a partir do espaço onde habita/trabalha?

JDR – Penacova deve continuar a mostrar sua beleza, suas conquistas, sua gente e sua história. E a servir arroz de Lampreia, uma delícia! Para mim – e para minha família – é sempre a referência de trabalho bem feito.

Gostaria de me manter informado, recebendo notícias da nossa querida terrinha!

Saiba mais sobre o nosso conterrâneo

Nasceu em Travanca do Mondego, no ano de 1947, onde fez a instrução primária. Aos 10 anos foi juntar-se ao pai, Brasil, acompanhado da mãe e dos irmãos. Aí continuou os estudos, passando também pelos Estados Unidos.

Em Curitiba (capital do Paraná), foi jornalista / repórter de jornais e televisão e em fundou, em  1972, uma agência de publicidade, num momento em que “todo o mundo” achava isso uma loucura. Hoje, preside ao Grupo OM, que ombreia com as melhores empresas de comunicação do Brasil.

A Opus Múltipla, pioneira no desenvolvimento do conceito de comunicação integrada. assinalou os 40 anos em 2012. Foi a primeira empresa a receber a Certificação de Qualidade ISO 9001. A OM foi considerada, por várias vezes, Agência do Ano do Paraná, tendo as suas campanhas publicitárias catapultado Curitiba para o plano nacional dos média brasileiros.

Por sua vez, José Dionísio Rodrigues conquistou, em inúmeras edições, o título de Publicitário do Ano e mesmo até, de Publicitário da Década. Foi palestrante / conferencista em incontáveis eventos universitários e empresariais e integrou o volume 4 do álbum “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses” publicado em 2012. Outra publicação de grande fôlego editorial, foi o livro dos 40 anos da OM, editado no mesmo ano.

Nas suas frequentes viagens “à Europa”, nunca deixa de visitar Portugal – e muito especialmente a sua “terrinha” natal – e conhecer melhor o nosso concelho e região com quem mantém uma relação muito afectiva e genuína.

 

Publicidade

Artigo anteriorCovid-19: GNR descontaminou quartel dos Bombeiros de Penacova
Próximo artigoGNR começa amanhã com operação ‘Regresso às aulas’ 2020

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui