Publicidade

A campanha de vacinação para a gripe vai ser antecipada este ano, começando em 28 de setembro pelas faixas da população prioritárias, que incluem idosos e grávidas, revelou a diretora-geral da Saúde.

Publicidade

Começa já dentro de dez dias a campanha de vacinação para a gripe, que está a ser antecipada este ano, começando em 28 de setembro. A prioridade vai para as faixas da população como os idosos e grávidas, revelou ontem a diretora-geral da Saúde.

Na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia da covid-19, Graça Freitas afirmou que a campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de outubro, começará mais cedo com uma primeira fase para qual há 350 mil vacinas disponíveis.

Residentes em lares de idosos, profissionais de saúde e do setor social que prestam cuidados, e grávidas estão entre os setores mais vulneráveis e serão os primeiros a poder ser vacinados, afirmou.

Na segunda fase, que começará em 19 de outubro, estão incluídos outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas.

“Queremos vacinar o mais depressa possível e estamos a fazer planeamento com as administrações regionais de saúde para, se for necessário, ampliar os pontos vacinação para outras estruturas da comunidade” além dos centros de saúde, afirmou a responsável da DGS.

Graça Freitas apelou a todas as pessoas que tiverem indicação médica para que se vacinem, salientando que este ano, com a pandemia, é “ainda mais importante que o façam”.

Havendo a covid-19 “convém não ter outras infeções respiratórias que se possam confundir com covid e que obriguem a fazer um diagnóstico para ver se as pessoas têm covid ou têm gripe”, referiu.

Além das vacinas gratuitas para as pessoas incluídas nos grupos de risco, haverá vacinas à venda nas farmácias que podem ser compradas com receita médica e são comparticipadas, indicou.

No total, o SNS comprou este ano mais de dois milhões de vacinas da gripe a duas empresas diferentes, por concurso público, mas todas as vacinas são iguais.

Uma das empresas entregou já 150 mil doses, a distribuir pelas administrações e “muito rapidamente” chegará mais uma tranche para permitir começar a vacinação mais cedo.

Publicidade

Artigo anteriorCovid-19: Proteção Civil de Penacova realiza mais de 90 testes a pessoal não docente das escolas do concelho
Próximo artigoTurismo Centro de Portugal apresentou guia de enoturismo e gastronomia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui