Publicidade

A APIN – Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior está a proceder à higienização de mais de 11.155 contentores de recolha de lixo, nos 11 concelhos do seu raio de abrangência, foi hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a APIN refere que no seguimento da higienização dos equipamentos que se encontram em bom estado, também “renova o parque de contentores para o lixo indiferenciado”, distribuindo um total de 550 novas unidades.

Publicidade

“A operação de lavagem dos equipamentos de depósitos de resíduos visa garantir maior segurança e higiene aos utilizadores, promovendo uma limpeza profunda. Já a distribuição de contentores do lixo novos vai permitir o aumento da capacidade de recolha”, refere a fonte.

Segundo a nota, os equipamentos “estão sujeitos a grande desgaste diário, devido à deposição e armazenamento temporário de resíduos”, o que levou a APIN a realizar o trabalho de desinfeção com maior frequência.

O processo de limpeza é assegurado por uma viatura “lava-contentores”, que remove interna e externamente os resíduos e os odores, permitindo melhores condições de higiene nas vias públicas onde se localizam.

“Os produtos utilizados são ecológicos, não danificam o material, mas são suficientemente eficazes, de forma a eliminar impurezas, gorduras, bactérias e odores”, garante a APIN.

A operação “é acompanhada por uma equipa especializada que, antes de colocar os contentores na viatura, procede a uma lavagem de alta pressão de água e tem cuidados específicos com a desinfeção de rebordos, tampas e exterior dos equipamentos”.

A limpeza termina com a aplicação de um produto desodorizante e recolocação dos contentores de superfície nas localizações iniciais, com as tampas fechadas, remata.

No seguimento da higienização dos equipamentos que se encontram em bom estado, a APIN também renova o parque de contentores para o lixo indiferenciado, distribuindo um total de 550 novas unidades nos concelhos abrangidos.

Com os novos equipamentos, a empresa intermunicipal aumenta a capacidade de recolha e permite o acondicionamento dos resíduos “de forma mais segura e mais higiénica”.

A APIN lembra “que deixar sacos com lixo no chão, junto aos contentores, provoca efeitos prejudiciais à saúde pública”, e recomenda que não sejam depositados resíduos líquidos nos recipientes “para evitar odores e proliferação de bactérias”.

A Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior é constituída por capitais públicos e integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares.

Publicidade

Artigo anteriorBibliotecas da Região de Coimbra unem-se na promoção da leitura
Próximo artigoPresidente da República ouviu empresários do Turismo em encontro que decorreu no Luso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui