Uma rubrica que permite dar a conhecer alguns dos locais do concelho de Penacova, muitos deles ainda desconhecidos por muitos penacovenses.
Poço Grande, também conhecido por Poço Azul e por Rossaio encontra-se no leito do Rio Resmungão. Este rio nasce do afluente de três ribeiras, Ribeira das Pedras, nasce em Agrêlo, Ribeira do Pioito, nasce em Telhado e Ribeira do Golpilhal com nascente na Granja de Figueira de Lorvão e desagua em Souselas na Ribeira de Botão.
É um dos lagos naturais que podemos encontrar nos arredores da Mata do Maxial, os acessos podem fazer-se numa simples caminhada ou em viaturas adequadas para caminhos de terra!
Curiosidade sobre o nome do Rio Resmungão:
«Diz a lenda que quando algum monge do mosteiro de Lorvão tinha comportamento indevido, era colocado de castigo, para cumprir a sua penitência, em terras de Souselas, onde hoje se situa a Quinta do Resmungão (ou Remungão). Quando o povo lá passava dizia: “lá está o frade resmungão.» De acordo com dados da paróquia datados de 1721 essa quinta era administrada pela comunidade do mosteiro de Lorvão. Desta forma, com o passar dos anos o rio passou a designar-se Rio Resmungão. (José Carlos Santos Pinho, Freguesia de Souselas um povo com História, Junta de Freguesia de Souselas, 2013).
Ana Rita Ferreira é autora da página Por Aqui e Por Acoli, através da qual nos dá a conhecer a sua paixão pela fotografia. Convidada para colaborar com o Penacova Actual, aceitou o desafio com a rubrica “Cantos e recantos do concelho de Penacova”, a partir da qual se propõe a dar a conhecer as belezas do nosso concelho, que nem sempre surge nos “outdoors”. Inicia a rubrica com a visita ao Poço Grande do Rio Resmungão, na Mata do Maxial na freguesia de Figueira de Lorvão.