A fotógrafa Joana Linda em Lisboa convidou um grupo de autores e criou uma plataforma para vender fotografias autorais como prendas de natal. Convidou-me a mim e mais oito autores para escolhermos duas fotografias que pudessem ser vendidas.
Numa altura em que as áreas criativas se encontram em pausa, devido ao estado pandémico em que vivemos, esta e é uma forma de contribuir para que a arte fotográfica em Portugal se mantenha à superfície numa altura em que, naturalmente, a prioridade é dada a outras questões da nossa vida em sociedade que se julgam mais essenciais por grande parte da população. Mas esta é também uma altura em que todos nos preparamos para viver esta e época festiva de uma forma que nunca imaginámos. Não deixaremos, no entanto, de como é tradição, oferecer às pessoas que estimamos, umas lembranças que esperamos seja de um ano irrepetível. Assim, eu e mais oito fotógrafos temos à venda na FOCA, impressões na dimensão de 30×40 cm a 150€ cada, que poderão ser recebidas em casa.
Quem estiver interessado em, este ano, dar um prenda diferente de um valor intemporal pode ver as fotografias à venda no site A Foca e fazer os seus pedidos atempadamente para a-foca@gmail.com.
Ali podem encontrar trabalhos meus (fotografias feitas em Penacova) mas também de Joana Linda, Lisboeta Italiano, Matilde Cunha, Matilde Viegas, Pauliana Valente Pimentel, Renato Cruz Santos Rui Dias Monteiro e Vera Marmelo.
A minha participação nesta ideia da Joana Linda foi com duas fotografias feitas em Penacova durante o primeiro estado de emergência.
Alípio Padilha (autor da fotografia de capa)