Publicidade

Por muito que este ano de 2020 esteja a ser difícil, e mesmo que as nossas famílias não possam estar todas reunidas neste Natal, há algo que acredito que não irá faltar em cada casa: uma refeição de natal acompanhada de um bom vinho.

Portugal, grande na sua pequenez, tem muita variedade no que toca à tradição gastronómica, pelo que há várias opções que poderão surgir à mesa. Abaixo, deixo as minhas recomendações de vinhos para as refeições da época natalícia.

Publicidade

Comecemos pelo bacalhau com todos, um clássico não só no natal, mas no dia a dia de qualquer português. Para este prato pede-se um vinho branco com alguma madeira, sugestões minerais e com um perfil de forte influência marítima: Filipa Pato Nossa Calcário 2018. Bairrada, 100% Bical, com fermentação e bâtonnage em barrica.

Outro costume para a refeição de natal, principalmente para o almoço de dia 25, é o Leitão à Bairrada. Neste caso, a minha sugestão passa pelo tradicional espumante. Não da Bairrada como seria de esperar, mas sim da região dos Vinhos Verdes: João Portugal Ramos Alvarinho Reserva Bruto Natural 2014. Um dos meus espumantes favoritos. Muito complexo, bolha densa e com uma enorme frescura natural da casta Alvarinho, elementos prontos a ajudar na degustação do Leitão.

Não podia deixar de sugerir também uma harmonização para o cabrito no forno: Terroir 2221 2011. Um vinho de classe superior, resultado da colaboração entre duas grandes casas que nos são muito próximas, Adega de Cantanhede e Caves de São João. Blend das castas Baga e Cabernet Sauvignon. A estrutura deste tinto e os seus taninos polidos ligam na perfeição com a carne doce do cabrito e as especiarias que o temperam.

Para último, as sobremesas. Como estas são bastante doces, desde a rabanada à filhós, a sugestão passa por uma ideia de contraste: Cossart Gordon Verdelho 10 anos. Vinho da Madeira meio seco, que vai equilibrar a doçura na boca e a sua acidez natural e álcool ajudarão a limpar o palato.

A todos os leitores do Penacova Actual desejo um feliz Natal!

Ricardo Ferreira, jovem escanção, natural de Penacova, assina a rubrica de vinhos no Penacova Actual.

Publicidade

Artigo anteriorOpinião: A era do capitalismo de vigilância
Próximo artigoMau tempo: Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo por causa da chuva e agitação marítima

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui