Publicidade

O Município de Penacova faz parte do grupo de autarquias que foram recentemente distinguidas no programa ALA+T – Qualificar para o Turismo, cuja segunda edição se realizou no passado dia 10 de dezembro. O projeto Portugal Rocks – Rota do Geoturismo, apresentado pelo município penacovense em parceria com os municípios de Montemor-o-Velho e Peniche, visa potenciar a visita às “maravilhas geológicas” do território e, para o efeito, sugere o desenvolvimento de uma solução turística de base tecnológica.

Monumento natural que marca a paisagem das margens do Mondego junto a Penacova, a Livraria do Mondego é um monumento que o tempo esculpiu ao longo de mais de 400 milhões de anos. Foi classificado por Galopim de Carvalho como um Geomonumento ao Nível de Afloramento.

A implementação de uma rota nacional dos locais com interesse geológico e geoparques UNESCO, assim como a criação de uma aplicação para dispositivos móveis com diversas funcionalidades, nomeadamente com o recurso à realidade aumentada, ou a colocação de painéis interativos são algumas das soluções apresentadas pelo projeto Portugal Rocks – Rota do Geoturismo.

Publicidade

As duas edições do ALA+T juntaram mais de 30 por cento dos municípios de todo o país, representados pelos seus executivos e técnicos superiores. Para além dos municípios participaram ainda as 4 comunidades intermunicipais e a Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

No total, o ALA+T reuniu 232 participantes, 32 projetos de desenvolvimento turístico e 45 master classes, que decorreram nas escolas do Turismo de Portugal em Lamego, Porto, Coimbra, Caldas da Rainha, Estoril, Portalegre, Setúbal e Faro.

As ideias de projeto apresentadas pelos diversos grupos forma o resultado do programa de qualificação em turismo destinado a técnicos superiores e executivos da administração pública autárquica, dinamizado pelo do IPDT – Turismo e Consultoria, com o apoio do Turismo de Portugal.

Os projetos apresentados podem vir a ser alvo de apoio para a sua implementação, por parte da Turismo de Portugal.

Por causa da pandemia, a apresentação das melhores ideias de projeto e a cerimónia de encerramento do programa ALA+T – Qualificar para o Turismo decorreram através da internet, tendo contado com a participação da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.

A Livraria do Mondego enquadra-se no projeto transversal “Rios e Zonas Húmidas” da CIM-RC. Com uma extensão de apenas 800 metros, este percurso interpretativo permite descobrir um acervo sobre a geologia e biodiversidade da região de Coimbra absolutamente ímpar.

Publicidade

Artigo anteriorPapa Francisco diz que 2021 será “um bom ano” se as pessoas cuidarem umas das outras
Próximo artigoMarcelo Rebelo de Sousa recorda Carlos do Carmo como “grande figura da cultura” e “grande homem”

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui