Publicidade

A partir de 1 de março, frigoríficos, congeladores, aparelhos de armazenagem de vinho, máquinas de lavar louça, máquinas de lavar roupa, máquinas combinadas de lavar e secar roupa,  televisores e ecrãs digitais passam a apresentar nas lojas físicas e online a nova etiqueta energética. No caso das lâmpadas, a mudança para a nova etiqueta energética entra em vigor a 1 de setembro de 2021.

A principal novidade da nova etiqueta energética é a escala de classes de eficiência energética que regressa à sua forma original, de A (mais eficiente) a G (menos eficiente). Nesta mudança os procedimentos de ensaio e de cálculo da eficiência energética de alguns produtos foram revistos, as classes energéticas da antiga etiqueta foram reescalonadas e a etiqueta tem um novo grafismo. Outra inovação é a existência de um código QR na etiqueta que direciona o consumidor para a Base de Dados de Produtos Europeia e pictogramas, novos ou revistos, com mais informações sobre o desempenho e as características específicas dos produtos.

Publicidade

Dois projetos estiveram a apoiar a implementação da nova etiqueta energética, o BELT (Boost Energy Label Take Up) e o LABEL2020, financiados pela União Europeia ao abrigo do programa “Horizonte 2020” sob os contratos de subvenção nº 847043 e 847062, respetivamente. Estes projetos visam ainda a adoção de produtos mais eficientes ao nível europeu. Em Portugal, a DECO PROTESTE, em colaboração com a Worten, é responsável pela implementação do Projeto BELT enquanto a ADENE, em estreita coordenação com a Direção-Geral de Energia e Geologia, é a entidade responsável pela implementação do projeto LABEL2020.

As informações sobre as alterações da etiqueta de cada grupo de produto, assim como sobre o impacte energético e ambiental de cada escolha, estão reunidas na ferramenta do Projeto BELT, disponível em: https://www.deco.proteste.pt/nova-etiqueta-energetica. O Projeto LABEL2020 reuniu toda a informação sobre o tema no website: www.novaetiquetaenergetica.pt, onde brevemente disponibilizará também uma ferramenta que apoiará o consumidor na utilização da nova etiqueta.

A 4 de março, às 18h30, a ADENE organiza um webinar com a participação da DECO PROTESTE, sobre as mudanças e vantagens da etiqueta energética, transmitido em direto no Facebook da ADENE, onde haverá também espaço para perguntas e respostas.

Publicidade

Artigo anteriorIncêndio no Silveirinho provoca danos consideráveis em habitação
Próximo artigoPenacova tem 12 empresas com Estatuto PME Líder

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui