Publicidade

A UCSP Penacova mantem-se empenhada na vacinação contra a infeção por SARS-COV2 dos cidadãos do concelho, em conformidade com as orientações da DGS, ARS Centro e ACES Baixo Mondego e em articulação próxima com a autarquia e instituições locais.

Drª.  Mariana Pinto – Médica UCSP Penacova

Publicidade

No dia 19 de Fevereiro, iniciámos a vacinação dos seguintes grupos da FASE 1 (dos mais velhos para os mais novos):

  • Pessoas com 80 ou mais anos de idade
  • Pessoas com 50-64 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
  • Insuficiência cardíaca
  • Doença coronária
  • Insuficiência renal moderada a grave
  • DPOC ou doença respiratória crónica sob ventilação/oxigénio

Tendo em conta as dúvidas que nos têm sido colocadas, deixamos alguns esclarecimentos a questões frequentes da população, conforme a informação disponível neste momento.

COMO SEREI CONVOCADO/A PARA VACINAÇÃO? 

  1. Preferencialmente será enviada uma mensagem de texto para o número de telemóvel. Se não responder em 24 horas ou caso não tenha número de telemóvel, será contactado telefonicamente.
  2. Após a confirmação irão receber uma nova mensagem com dia e hora do agendamento para administração da vacina. Caso o contacto seja por chamada telefónica, o mesmo será dito nessa chamada.

O QUE TENHO DE FAZER PARA SER CONTACTADO?

  1. Tem que ter os seus dados atualizados no Centro de Saúde – para atualizar, só tem que ligar – 915669853 ou 917271222 (números criados pelo município para este efeito). Horário 2ª a 6ª 9h-13h, 14h-17h
  2. Para quem preferir pode verificar a atualização dos seus dados (incluindo telemóvel e telefone alternativo) no Portal do utente (https://servicos.min-saude.pt/utente)

COMO FAREI PARTE DAS LISTAGENS PARA VACINAÇÃO COVID 19?

Todas as pessoas elegíveis irão ser vacinadas, desde que inscritos no Serviço Nacional de Saúde (com número de utente) e inseridos na listagem para vacinação. Serão priorizadas, de acordo com os critérios definidos para as diferentes fases.

As listagens são enviadas superiormente para o centro de saúde mediante a idade e patologias codificadas.

Se for utilizador exclusivamente do sistema privado ou convencionados, e caso sofra das doenças referidas previamente para esta fase, deve dirigir-se ao seu médico privado. Este, e caso reúna as condições necessárias, poderá emitir uma declaração que permite inseri-lo na listagem para vacinação.

A VACINAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIA, MAS QUAL O SEU BENEFÍCIO QUANDO NÃO EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?

Neste momento os diferentes tipos de vacinas utilizados demonstraram eficácia na redução da infeção sintomática por SARS-COV2 (COVID-19).

Um destes tipos tem uma particularidade, segundo as orientações atuais não tem indicação para maiores de 65 anos, por esta razão o critério idade (dos mais velhos para os mais novos) pode não ser rigorosamente cumprido quando exista apenas este tipo de vacinas. Nestes casos cumpre-se o critério idade (dos mais velhos para os mais novos) dos 65 anos para baixo.

A vacinação contra a COVID-19 é voluntária, mas é fundamental para a proteção da Saúde Pública e para o controlo da pandemia COVID-19, pelo que é fortemente recomendada.

QUANDO SOU CHAMADO PARA A 2ª DOSE?

No dia que for vacinado pela 1ª vez será informado da data da 2ª dose.

QUE EFEITOS ADVERSOS PODEM OCORRER COM A VACINAÇÃO?

Os efeitos mais comuns são dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, dores articulares, temperatura elevada (mais frequente após a 2ª dose), tumefação no local da injeção, náuseas, rubor e comichão no local da injeção. Estes efeitos podem ser menos intensos com a idade.

Publicidade

Artigo anteriorCovid-19: Pandemia fez disparar relatos de fome nas linhas de apoio em crise
Próximo artigoAparatoso despiste no IC6 provoca um ferido ligeiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui