A UCSP Penacova mantem-se empenhada na vacinação contra a infeção por SARS-COV2 dos cidadãos do concelho, em conformidade com as orientações da DGS, ARS Centro e ACES Baixo Mondego e em articulação próxima com a autarquia e instituições locais.
Drª. Mariana Pinto – Médica UCSP Penacova
No dia 19 de Fevereiro, iniciámos a vacinação dos seguintes grupos da FASE 1 (dos mais velhos para os mais novos):
- Pessoas com 80 ou mais anos de idade
- Pessoas com 50-64 anos, com pelo menos uma das seguintes patologias:
- Insuficiência cardíaca
- Doença coronária
- Insuficiência renal moderada a grave
- DPOC ou doença respiratória crónica sob ventilação/oxigénio
Tendo em conta as dúvidas que nos têm sido colocadas, deixamos alguns esclarecimentos a questões frequentes da população, conforme a informação disponível neste momento.
COMO SEREI CONVOCADO/A PARA VACINAÇÃO?
- Preferencialmente será enviada uma mensagem de texto para o número de telemóvel. Se não responder em 24 horas ou caso não tenha número de telemóvel, será contactado telefonicamente.
- Após a confirmação irão receber uma nova mensagem com dia e hora do agendamento para administração da vacina. Caso o contacto seja por chamada telefónica, o mesmo será dito nessa chamada.
O QUE TENHO DE FAZER PARA SER CONTACTADO?
- Tem que ter os seus dados atualizados no Centro de Saúde – para atualizar, só tem que ligar – 915669853 ou 917271222 (números criados pelo município para este efeito). Horário 2ª a 6ª 9h-13h, 14h-17h
- Para quem preferir pode verificar a atualização dos seus dados (incluindo telemóvel e telefone alternativo) no Portal do utente (https://servicos.min-saude.pt/utente)
COMO FAREI PARTE DAS LISTAGENS PARA VACINAÇÃO COVID 19?
Todas as pessoas elegíveis irão ser vacinadas, desde que inscritos no Serviço Nacional de Saúde (com número de utente) e inseridos na listagem para vacinação. Serão priorizadas, de acordo com os critérios definidos para as diferentes fases.
As listagens são enviadas superiormente para o centro de saúde mediante a idade e patologias codificadas.
Se for utilizador exclusivamente do sistema privado ou convencionados, e caso sofra das doenças referidas previamente para esta fase, deve dirigir-se ao seu médico privado. Este, e caso reúna as condições necessárias, poderá emitir uma declaração que permite inseri-lo na listagem para vacinação.
A VACINAÇÃO NÃO É OBRIGATÓRIA, MAS QUAL O SEU BENEFÍCIO QUANDO NÃO EXISTEM CONTRAINDICAÇÕES?
Neste momento os diferentes tipos de vacinas utilizados demonstraram eficácia na redução da infeção sintomática por SARS-COV2 (COVID-19).
Um destes tipos tem uma particularidade, segundo as orientações atuais não tem indicação para maiores de 65 anos, por esta razão o critério idade (dos mais velhos para os mais novos) pode não ser rigorosamente cumprido quando exista apenas este tipo de vacinas. Nestes casos cumpre-se o critério idade (dos mais velhos para os mais novos) dos 65 anos para baixo.
A vacinação contra a COVID-19 é voluntária, mas é fundamental para a proteção da Saúde Pública e para o controlo da pandemia COVID-19, pelo que é fortemente recomendada.
QUANDO SOU CHAMADO PARA A 2ª DOSE?
No dia que for vacinado pela 1ª vez será informado da data da 2ª dose.
QUE EFEITOS ADVERSOS PODEM OCORRER COM A VACINAÇÃO?
Os efeitos mais comuns são dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça e muscular, calafrios, dores articulares, temperatura elevada (mais frequente após a 2ª dose), tumefação no local da injeção, náuseas, rubor e comichão no local da injeção. Estes efeitos podem ser menos intensos com a idade.