Publicidade

A Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) acusou hoje os sucessivos governos de tratarem os bombeiros como “eternos esquecidos” e disse que nos mais recentes planos estratégicos o setor é votado “ao ostracismo”.

Em comunicado, a LBP diz que “os bombeiros continuam a ser tratados como filhos de um deus menor e eternos esquecidos quando se trata de concretizar apoios e obter ferramentas fundamentais para a execução das suas missões”.

Publicidade

Citado no documento, o presidente, Jaime Marta Soares, refere que a LBP marcou uma posição “clara e inequívoca” a propósito do Plano de Recuperação e Resiliência e do Programa Nacional de Ação do Plano Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais e acusa o Governo de ter ignorado esses contributos.

Para Marta Soares essa foi mais “uma grave ofensa”, numa sucessão de “tristes e repetitivos episódios de desrespeito” para com os bombeiros.

“Todos contam de tal modo com os bombeiros como dado adquirido que, repetidamente, nem cuidam de saber e satisfazer as suas necessidades como é dever e obrigação do Estado, através dos vários Governos”, censura o presidente da LBP.

Salienta que “os fogos evitam-se, não se combatem”, só que o apoio, quando chega, “traduz-se em migalhas, se comparado com as necessidades perfeitamente identificadas e reconhecidas por todos”.

Segundo Marta Soares, o Governo fala em milhões nas medidas anunciadas no âmbito da floresta, mas fica “por saber” “que apoios é que virão a concretizar-se”.

“Analisados os ditos planos, a LBP conclui terem uma matriz comum relativa ao ostracismo a que votam os bombeiros e à falta de apoios que lhes disponibilizam”, critica.

Jaime Marta Soares vinca que os bombeiros portugueses “não estão dispostos a pactuar com tal estado de coisas, com as sucessivas demonstrações de desrespeito”.

“A quem está na linha da frente de uma ´guerra` não se pode negar as indispensáveis ´armas` e outros equipamentos. Mas é assim que os bombeiros se sentem e que a LBP não deixará de denunciar e exigir”, alerta.

Publicidade

Artigo anteriorMunicípio de Penacova assinou contrato de concessão para fins hoteleiros do Mosteiro do Lorvão
Próximo artigoPrisão preventiva para jovem suspeito de matar pai em Sazes do Lorvão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui