Deixar de fumar é possível, apesar de não ser uma tarefa fácil. A fim de facilitar este processo deverá preparar-se e pode adotar algumas medidas:
1- A motivação é o primeiro passo. Faça uma lista dos motivos que justificam a sua decisão de deixar de fumar (medo da doença, poupar dinheiro…). Volte a olhar para ela sempre que sentir vontade de fumar.
2- Identifique situações em que fuma habitualmente (logo que se levanta, quando toma café…) e anote os cigarros que lhe dão mais prazer e que teria mais dificuldade em não fumar. Isto vai permitir resistir melhor ou evitar situações em que a vontade de fumar seja mais forte.
3- Fixe uma data para deixar de fumar, chamado o dia “D”.
4- Anuncie aos seus amigos e no local de trabalho e procure o seu apoio e solidariedade.
5- Nas semanas anteriores prepare-se para a mudança: procure atrasar o primeiro cigarro da manhã; elimine cigarros ao longo do dia, espaçando-os; não fume em público; não fume um cigarro até ao fim. No caso de forte dependência à nicotina, poderá necessitar de apoio medicamentoso, como pastilhas de nicotina de venda livre na farmácia, ou outros medicamentos de prescrição médica.
6- No dia “D” pare simplesmente de fumar! Resista à tentação de fumar apenas um cigarro.
7- A partir desse dia retire de perto de si todos os objetos relacionados com o hábito (cinzeiros, isqueiros).
8- Nos momentos em que sentir uma vontade forte de fumar, respire profundamente, e pense que essa vontade só vai demorar alguns minutos. À medida que o tempo vai passando esse desejo vai sendo mais fraco.
9- Não pense que nunca mais vai voltar a fumar, mas sim no dia de hoje e nas vantagens de não fumar.
10- Aumente o seu nível de atividade física. Irá reduzir os seus níveis de ansiedade, fá-lo-á sentir-se melhor e evitará o aumento de peso.
11- Faça uma alimentação saudável, procurando não aumentar a quantidade total de alimentos que ingere por dia, uma vez que parar de fumar pode aumentar o apetite nas primeiras semanas.
12- Elimine ou reduza o café ou bebidas alcoólicas, uma vez que são hábitos associados ao consumo do tabaco.
13- Evite estar na proximidade de fumadores.
14- Tenha cuidado com “momentos perigosos”, aqueles em que habitualmente fumava sempre um cigarro. Distraia-se com outras atividades ou mude hábitos (por exemplo, traga consigo pastilhas elásticas sem açúcar).
15- Guarde diariamente o dinheiro que teria gasto em tabaco. Gaste-o em algo que lhe dê prazer.
Se sente que não consegue deixar de fumar sozinho, peça ajuda ao seu médico. Se recair, não desanime e volte a tentar!
Médicos UCSP Penacova