Publicidade

JMJ Lisboa 2023: Terço da Jornada Mundial da Juventude apresentado em três versões

A organização da próxima Jornada Mundial da Juventude divulgou o Terço JMJ Lisboa 2023 como um dos “elementos identificadores” da jornada, feito em Fátima e apresentado em três versões, em madeira e materiais reciclados.

Fotografias dos terços da JMJ Lisboa 2023. Lisboa, 31 de Março de 2021. FILIPE AMORIM

“Num país marcadamente de tradição mariana como Portugal, o terço não poderia deixar de ser um dos elementos identificadores da JMJ, a par do logotipo e hino oficiais”, afirma D. Américo Aguiar, bispo auxiliar de Lisboa e Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023m, citado pela página da internet da jornada.

A notícia, divulgada nas redes sociais e no sítio da internet da JMJ Lisboa 2023, indica que o terço “está disponível em três modelos diferentes e vem desafiar os Jovens a darem voz ao Terço, expressão da espiritualidade do povo português na sua devoção a Nossa Senhora”.

Na apresentação do terço, refere-se que parte da “identidade gráfica da jornada” e é apresentado em “duas versões especiais”, uma em madeira e outra em plástico 100% reciclado, “constituídas pela cruz da JMJ LISBOA 2023 e pelo passador com o tema da JMJ” e, nas cinco contas do Pai-Nosso, está a referência “JMJ Lisboa 2023”, impressa nos idiomas oficiais.

O Terço JMJ Lisboa 2023 inclui ainda uma “versão standard”, em madeira com a Cruz da JMJ e todas são montadas manualmente, numa fábrica em Fátima.

A criação do terço é da responsabilidade área da marca e merchandising do Gabinete de Comunicação da JMJ Lisboa 2023, coordenado por Jorge Almeida, que destaca o “fácil uso” e “forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”.

“A oração, neste caso a oração do Terço, é uma das caraterísticas universais da Jornada Mundial da Juventude. Pretendemos, por isso, que a peça fosse de fácil uso, manuseamento, e de grande simplicidade. Destacamos também o forte propósito de inclusão e o da sustentabilidade”, afirmou.

Na embalagem do terço, feitas de cartão reciclado e utilizando linguagem inclusiva, nomeadamente braile e pictogramas, são publicadas meditações para os mistérios do Rosário, com um texto introdutório de D. Manuel Clemente.

“Só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, escreve o cardeal-patriarca de Lisboa na introdução às meditações.

“Além dos mistérios do Rosário, apresentados no folheto, será também disponibilizada online uma proposta especialmente dedicada à JMJ intitulada Mistérios JMJ. Esta desafia os jovens a aceitar o convite para acordar, acolher Jesus na sua vida, caminhar com Ele, seguir os Seus passos e a sua entrega, mostrando a todos a alegria de crer e de viver”, lê-se no sítio da internet da JMJ Lisboa 2023.

O terço da JMJ Lisboa 2023 estará disponível a partir de 15 de abril, sendo possível fazer pré-encomendas em cada diocese, através dos Comités Organizadores Diocesanos.

O primeiro momento de oração está agendado para 1 de maio, online, com a participação dos jovens das dioceses portuguesas; também no mês de maio estará disponível, no. sítio da internet da JMJ Lisboa 2023, a versão áudio e em Língua Gestual Portuguesa das meditações propostas, refere a informação publicada online.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS RECENTES