Publicidade

Portugal e Espanha vão ter base aérea transfronteiriça para combate a incêndios

A primeira base aérea transfronteiriça entre Portugal e Espanha vai ficar em Verín, no lado espanhol, e permitir o combate aos incêndios florestais na fronteira, num investimento de nove milhões de euros, anunciou hoje a Junta da Galiza.

Esta base aérea localizada na fronteira com Chaves, distrito de Vila Real, terá capacidade para acolher diferentes tipos de aeronaves especializadas, sublinhou a Junta da Galiza, em comunicado.
“Esta instalação localizar-se-á em Verín [Espanha] e permitirá dar uma melhor e maior resposta ao risco de incêndio numa ampla área nos dois lados da fronteira”, referiu.
Na cerimónia de apresentação deste projeto, denominado Interlumes, que decorreu hoje em Verín, o vice-presidente da Junta da Galiza, Alfonso Ruedas, afirmou, citado na nota de imprensa, que o fogo “não conhece fronteiras”.
Para Alfonso Ruedas, os incêndios que nos últimos anos “castigaram” uma área que tem tantos espaços protegidos obrigam a “posições conjuntas”, que agora se materializam nesta base aérea.
Já o conselheiro do Meio Rural da Junta da Galiza, José González, salientou que esta base aérea transfronteiriça vai permitir o aumento da eficácia na luta contra os incêndios que se registam na fronteira entre os dois países.
“Esta instalação aumentará a resiliência do território transfronteiriço, reforçará a capacidade operativa da resposta e permitirá identificar, antecipadamente, as zonas de risco e uma ação conjunta”, frisou, citado no comunicado.
O projeto Interlumes foi aprovado a 25 de março no âmbito do programa de cooperação Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP), realçou a Junta da Galiza.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) tem este projeto elencado no seu plano de atividades de 2021.
No resumo deste projeto, a ANEPC explicou que este assenta na defesa contra incêndio florestais na fronteira entre Portugal e Espanha por forma a potenciar as infraestruturas de apoio à utilização de meios aéreos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS RECENTES

Município combate vespa da galha do castanheiro em Penacova e Sazes...

0
Desde 2018, a Câmara Municipal de Penacova, através da equipa técnica responsável no âmbito do Serviço Municipal de Proteção Civil, já promoveu a realização...