Publicidade

Mensagem da Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova – Sandra Ralha

No contexto do nosso tema da semana, ‘Prevenção dos maus tratos infantis’, o Penacova Actual considerou incontornável solicitar uma mensagem à Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens [CPCJ] de Penacova, que acedeu ao nosso convite.

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Penacova é uma instituição oficial não judiciária com autonomia funcional que visa promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.

É de destacar que as CPCJ´s tem uma importância determinante na atuação da promoção dos direitos das crianças e afastá-las de algum eventual perigo. Pesa embora esta entidade tenha sempre de articular com uma rede de comissários e outras entidades com o intuito de analisar, ponderar e agir em conformidade, garantindo, sempre, o princípio do superior interesse da criança ou jovem.

No território de Penacova há uma equipa coesa, dedicada e empenhada, quer a nível da Comissão Restrita, com acompanhamento de processos de crianças ou jovens em situação de perigo, quer a nível da Comissão Alargada, com o seu trabalho mais focado na prevenção. O trabalho da CPCJ é sempre colaborativo e em rede, numa dimensão holística e sistémica. Leva a uma mais eficiente resposta para crianças e jovens e uma consciencialização de todos em olhar, cuidar e defender os direitos da criança. É uma missão desafiante.

O Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens do Concelho de Penacova, conhecido como “Tecer a Prevenção” é um reflexo da planificação do trabalho desenvolvido e a desenvolver, na área da prevenção, formação e promoção dos direitos das crianças e jovens.

A campanha nacional: “Abril – mês de prevenção dos maus tratos na infância”, é uma das ações que a CPCJ promove e que decorre durante este mês de abril com diversas iniciativas reajustadas à situação de pandemia.

Este ano sob o lema: “Serei o que me deres…Que seja amor” foram distribuídos por todas as escolas para todas as crianças do Pré-escolar e 1º Ciclo o calendário dos afetos; o Municipio de Penacova aderiu à campanha nacional e iluminou de AZUL o edifício dos Paços do Concelho; no dia 15 de abril decorreu a terceira sessão da formação “Conflitos na Escola: como ajudar?”, para pais e encarregados de educação/cuidadores; é promovido o concurso Laço Azul; foi reajustada a caminhada anual: “A passo contra os maus tratos na infância” lançando o desafio às famílias de realizarem caminhadas e enviarem o registo fotográfico; foram ainda colocados Laços Azuis nas viaturas dos transportes escolares do Municipio.

Enquanto Presidente da CPCJ de Penacova reforço a mensagem que TODOS somos importantes no olhar, cuidar, promover e proteger os direitos da crianças e jovens do nosso concelho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS RECENTES