A Fundação Mário da Cunha Brito situa-se no coração da vila de S. Pedro de Alva.
A instituição é dotada de uma creche, que se destina a acolher crianças de idades compreendidas entre os 3 meses e os 3 anos de idade.
A implantação desta valência veio colmatar as necessidades das famílias, disponibilizando um horário alargado das 7h às 18h45mn.
A creche da Fundação presta serviços de excelência que vão ao encontro das necessidades individuais de cada criança. Nomeadamente, alimentação indicada a cada faixa etária, dietas adaptadas a situações de doença, cuidados médicos numa situação de urgência, ginástica infantil e espaço exterior.
A nível educativo a Fundação dá prioridade à individualidade de cada criança respeitando o seu tempo, o seu ritmo e as suas preferências pessoais de forma a potenciar o seu desenvolvimento motor, social, emocional, cognitivo e linguístico.
É também objetivo da instituição proporcionar o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças num clima de segurança afetiva, durante o afastamento parcial do seu meio familiar.
Para levar a cabo esta missão, a Fundação conta com uma equipa pluridisciplinar constituída por Educadora de infância, Assistente Social, Médico e Assistentes Auxiliares de Acção educativa.
A intencionalidade educativa está presente na vontade de responder às necessidades e interesses do grupo, de cada criança e de cada família. Assim, para além da creche ser vista como um espaço de guarda segura é também um lugar educativo onde se pretende criar situações e experiências de aprendizagem. Neste sentido, as maiores dificuldades prendem-se com o facto de as crianças passarem um número de horas cada vez maior na creche, devido à situação profissional das suas famílias.
Com o passar dos anos, a brincadeira na rua no nosso concelho deixou de ser uma prioridade. As crianças passaram a fazer uma vida mais sedentária, estando mais tempo em casa e consequentemente em contacto com os meios audiovisuais. Toda esta realidade veio trazer consequências, crianças mais ansiosas, mais impacientes, mais limitadas, menos criativas e mais tristes. Tendo em conta esta realidade é necessário garantir um ambiente saudável e educativo para as crianças, pois este é o desejo das nossas mães e dos nossos pais que se preocupam com o desenvolvimento dos seus filhos.
Com o objetivo de melhorar a prática pedagógica, e após a reabertura das creches, em maio de 2020, em contexto de situação pandémica os responsáveis pela Fundação recorreram ao espaço exterior para alargar o seu espaço educativo e privilegiar a aprendizagem ao ar livre. Visto, este ser considerado uma melhor opção que privilegia e colmata as necessidades das crianças após o confinamento.
Este espaço lúdico tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo, estando em constante transformação com o objetivo de privilegiar o contacto com a natureza e manter vivas as tradições rurais do nosso concelho a nível da agricultura.
Assim sendo, os colaboradores da instituição deram largas à imaginação e construíram lagartas com pneus, um baloiço de madeira e instalamos uma estufa, que lhes permitiu plantar e cuidar de alguns legumes que serão posteriormente consumidos na instituição. Nasceu assim a nossa horta biológica.
A creche da Fundação pretende ser um espaço de construção da história feliz de cada criança.