Publicidade

Nova Gastronomia é o tema das 7 Maravilhas em 2021

Valorizar todo o setor da restauração, dar alento à produção nacional e promover as profissões e o ensino na área da Gastronomia , são alguns dos objetivos.

Catarina Furtado e José Carlos Malato, apresentadores da RTP, voltam a ser os embaixadores do projeto.

Depois da nossa História, da Natureza, da Gastronomia, das Praias, das Aldeias, da Mesa, dos Doces e Património Cultural ….. a 10ª edição das 7 Maravilhas de Portugal® é dedicada à Nova Gastronomia.

“10 Anos depois da emblemática eleição das 7 Maravilhas da Gastronomia onde honrámos a tradição do nosso receituário … Portugal mudou, e fez evoluir a sua Gastronomia baseada na nossa tradição culinária e na riqueza e frescura dos produtos dos nossos territórios.” explicou Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas®.

“Em 2021 vamos eleger uma gastronomia nova, inspirada na tradição, mas baseada nos produtos endógenos de cada região, onde observamos novos conceitos ao nível da apresentação, da utilização dos ingredientes mais saudáveis e promovendo maior sustentabilidade alimentar. Desde sempre que os Portugueses valorizaram o “estar à mesa”. Comer é um ato social único, uma alegria imensa, uma felicidade simples e fácil de obter que, mesmo nos tempos difíceis de hoje, não queremos abdicar.

As nossas cozinheiras e cozinheiros de “mão cheia” alimentaram essa tradição de comer bem em casa, e fizeram-se depois, estrelas dos restaurantes únicos que encontramos por todos os cantos de Portugal, como em mais nenhum outro lugar do mundo.” acrescentou.

As categorias a concurso são: Petiscos, Pratos Vegetarianos, Pratos Veganos, Peixe e Marisco, Pratos de Carne, Cozinha Molecular e Doçaria.

Segundo José Fragoso, Diretor da RTP1 e RTP Internacional,  «No ano mais duro de sempre para a restauração e o turismo em Portugal, a RTP1 e as 7 Maravilhas associam-se à vontade de recuperar este setor e partem desta vez à procura da Nova Gastronomia Nacional. Inovação, criatividade, sustentabilidade, saúde, bem-estar – são palavras chave que estão atualmente na base do conceito de milhares de receitas, inspiradas nos melhores produtos portugueses, do mar ou da terra. Por detrás da nossa cozinha criativa estão séculos de tradição culinária combinados com uma poderosa rede de escolas de hotelaria e turismo, espalhadas por todo o país, e uma firme vontade de aprender para depois inovar, de milhares de jovens que optam por uma carreira na gastronomia. É este o ponto de partida para mais uma intensa jornada televisiva, ao longo do próximo verão, com os olhos na cozinha portuguesa do futuro.»

Para Ana Moreira, representante do Turismo de Portugal I Escolas, “As 7 Maravilhas são um tributo à gastronomia, à nossa cultura e identidade, ao que nos une enquanto portugueses. As Escolas do Turismo de Portugal não podiam deixar de abraçar este projeto que valoriza o ensino/formação, as profissões e os profissionais que estão ligados à gastronomia, dando um contributo essencial na ligação entre a inovação e a tradição. ”

As candidaturas terminam a 28 de abril e são realizadas online, no site oficial das 7 Maravilhas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade

NOTÍCIAS MAIS RECENTES