Somos um coro juvenil, temos um gosto em comum, a Música e o Canto!
Nascemos em 2007 pelas mãos do atual maestro Rodrigo Carvalho, com a colaboração do Pároco Carlos Pinho.
Desde 2014 que somos uma associação juvenil, inscrita no registo nacional do associativismo jovem; a nossa direção tem na sua constituição 75% de jovens que decidem quais as atividades a organizar e concretizar as metas por si definidas. Somos uma equipa coesa e somos a “família Vox”. Os nossos sócios efetivos são cerca de 50, mas o movimento de associados é dinâmico, tendo em conta as faixas etárias abrangidas.
Ao longo dos anos temos feito dezenas de atuações por todo o país, e intercâmbios com diferentes Coros, temos sido convidados a participar em diversos eventos, salientando a atuação para o Sr. Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, no dia 17 de julho de 2019.
O nosso coro destaca-se pelo repertório diversificado, abrangendo desde a música erudita, sacra a ligeira.
Gostamos de novas experiências e de parcerias e por isso organizamos e participamos em atividades que possamos fazer em conjunto com outras associações do concelho.
Em primeiro lugar a nossa associação existe para que todas as crianças e jovens possam ter a possibilidade de entrar no mundo da música, mais especificamente no canto, de forma mais lúdica. No canto coral, todos são importantes e cada um tem o seu papel, mas só em conjunto a música acontece!
Por outro lado, é importante os jovens tomarem parte na decisão coletiva, a participação no movimento associativo juvenil, quer no trabalho na área da cultura, quer na intervenção nas áreas de voluntariado social, ambiente e valorização do património, equipa os jovens com ferramentas para uma participação mais ativa na sociedade.
Marta Oliveira
Presidente da Direção do CVEC