Os Palitos de Flor de Penacova já têm companhia para representar a região de Coimbra no European Food Gift Challenge

0
109

O Pudim das Clarissas e as cervejas Praxis, ambos de Coimbra, vão representam a região no concurso European Food Gift Challenge, no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”.

O concurso, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo, vai realizar-se a 22 e 23 de julho, em Oliveira do Hospital, no distrito de Coimbra, anunciou hoje o município de Coimbra.

Em comunicado, a autarquia conimbricense salienta que o Pudim das Clarissas do Cordel Maneirista, e o Praxis Gift, da Praxis Cervejas de Coimbra, foram selecionados no concurso regional European Food Gift, na categoria dos comestíveis, que contou com 20 concorrentes, seis dos quais daquele concelho.

Segundo a nota, os dois produtos terão oportunidade de participar em sessões de “mentoring” nas áreas de “Embalagem e design de equipamento”, “Storytelling” e “Desenvolvimento de produto”.

Publicidade

Além dos dois vencedores, representaram Coimbra no concurso regional os Biscoitos Académicos da Nova Gama Gourmet, os Crúzios do Café Santa Cruz, a Rosa da Rainha, da Associação de Doceiros de Coimbra e o Suspiro da Briosa, da Pastelaria Briosa.

A competição regional pretende premiar e dar visibilidade internacional a produtos gastronómicos de excelência ou relacionados com a gastronomia e que possuam características que promovam a valorização e divulgação dos produtos endógenos a nível internacional.

“É também objetivo desta iniciativa apoiar os produtores de pequena e média dimensão, de produtos regionais tradicionais, bem como dar a conhecer as histórias por detrás destes produtos e a sua ligação à região, valorizando e dinamizando os territórios”, lê-se no comunicado.

O concurso regional foi organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), no âmbito da distinção “Região de Coimbra – Região Europeia de Gastronomia 2021-2022”, que tem como lema “Coimbra Region: A Million Food Stories.

O júri – constituído por sete elementos de reconhecida idoneidade nas áreas da gastronomia, design, marketing, turismo, artesanato, da cultura/arte e ambiente/economia – atribuiu ainda ao Pudim das Clarissas os prémios de “branding” mais criativo e de melhor promoção da Região.

Os Crúzios do Café Santa Cruz foram considerados o produto com melhor narrativa e a Rosa da Rainha foi reconhecida como melhor inovação em design tradicional.

Os Palitos de Flor, de Penacova, vão representar a Região de Coimbra na fase europeia na categoria de produtos não comestíveis e receberam ainda o prémio de melhor inovação em interpretação contemporânea de artesanato tradicional.

O prémio de embalagem mais sustentável foi atribuído à Flor de Sal, da Figueira da Foz, e o de melhor degustação à Pera Passa, de Oliveira do Hospital.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui