Publicidade

Definição

O AVC é uma doença súbita na qual ocorre uma interrupção do fornecimento de sangue a uma zona delimitada do cérebro. Esta interrupção pode ocorrer por entupimento da artéria (AVC isquémico) ou por hemorragia (AVC hemorrágico). Os AVC isquémicos são os mais frequentes.

Será que estou a ter um AVC? A Importância dos 3 F’s

Diferentes áreas do cérebro são responsáveis por diversas funções neurológicas diferentes: a visão, a motricidade, a linguagem, o equilíbrio, a memória, a sensibilidade, etc. Desta forma, os sintomas de um AVC estarão dependentes de qual a área do cérebro afetada pela falta de fornecimento sanguíneo.

Existem, no entanto, 3 sintomas de alerta fundamentais que devem motivar a procura imediata dos serviços de emergência médica (112). São eles os 3 F’s: Desvio da Face, dificuldade em Falar e a Falta de Força no braço.

Tempo é Cérebro

Quanto menos tempo o cérebro for sujeito a interrupção do fornecimento de sangue, maior a probabilidade de recuperação. Na verdade, se a vítima de AVC for assistida nas primeiras horas após desenvolvimento de sintomas, as lesões causadas pelo AVC podem ser totais ou parcialmente revertidas.

Na presença de um ou mais sintomas de alerta, é fundamental não perder tempo e ativar de imediato o 112.

O que posso fazer para prevenir o AVC?

O AVC, como outras doenças cardiovasculares, tem fatores de risco modificáveis pela alteração de estilos de vida. O controlo do peso e a abstinência alcoólica e tabágica são fundamentais.

É ainda muito importante identificar e tratar precocemente doenças que aumentem o risco de AVC: a hipertensão arterial, a diabetes mellitus e a fibrilhação auricular.

Em Portugal, o fator de risco que mais contribui para a prevalência de AVC é a hipertensão arterial.

Adaptado de Guia Prático para a População da Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral

(Médicos UCSP Penacova)

Publicidade

Artigo anteriorEscuteiros de Figueira de Lorvão participam na primeira atividade de serviço “REMAS?”
Próximo artigoAutárquicas: PSD escolhe Elisabete Marcelo para a União das Freguesias de Friúmes e Paradela

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui