Desporto: Percursos BTT de Penacova, em destaque no guia Cyclin’ Portugal

0
20

“Penacova tem bom ar” não é um mero slogan de promoção de um município que inaugurou em 2019 um Centro de Inovação de Turismo da Natureza, a KM0.

Já bem nas entranhas do Centro Cyclin’ Portugal de Penacova, ao aceitar a experiência de seguir um percurso circular e de dificuldade moderada como o 16, em grupo ou de forma autónoma, vai ter de lidar com deslumbrantes trilhos rurais até ao núcleo de moinhos de vento da Serra da Atalhada. Poucos quilómetros à frente, a vista soberba sobre a espantosa Livraria do Mondego e a vila de Penacova, bem como a travessia da ponte romana da ribeira de Poiares, vão corroborar essa simpática impressão transformada em dizer publicitário.

Mas quem diz o percurso 16, diz outro qualquer. No percurso 19, por exemplo, as paisagens singulares do rio Alva e as suas praias fluviais, os moinhos de água e o parque de merendas Ermidas de São Paio do Mondego também têm ótimo ar…

Publicidade

Esta infraestutura de desporto e lazer tem o condão de atrair um leque diversificado de visitantes, desde famílias a grupos de amigos de fora e da região para a prática de atividades ao ar livre. Uns escolhem os percursos cicláveis, outros as rotas pedestres, os percursos do Centro de Trail Running ou ainda as descidas do rio Mondego em caiaque.

 

Para as pessoas, como você, que privilegiam estilos de vida saudável e o contacto com a natureza, o paraíso pode bem ser aqui. As praias fluviais do Reconquinho e Vimieiro (ambas galardoadas com o símbolo da Bandeira Azul), bem como todos os recantos aquáticos mais selvagens deste concelho onde os vários percursos e levam, convidam de forma natural a um relaxante mergulho nas suas águas límpidas e aconchegantes. Em concreto, na praia do Reconquinho pode ainda desfrutar de demorados passeios de Barca Serrana. Já no cume das suas serras e penedias pode ainda descortinar paisagens de uma beleza rara, desenhadas por uma flora tipicamente mediterrânica e envolvidas por um ar puro inigualável.

O mosteiro medieval do Lorvão é outro ponto de interesse neste concelho para o qual chamamos a atenção. Por fim, se os relatos da Batalha do Buçaco sempre o impressionaram, percorra e descubra in loco o palco do mítico confronto que resultou numa vitória decisiva das forças anglo-portuguesas no âmbito da terceira invasão francesa.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui