Aulas fora da sala são mais dinâmicas e criativas em Penacova

0
195

Com o ano lectivo a terminar, ainda houve tempo para realizar uma actividade diferente com os alunos do 11º do Agrupamento de Escolas de Penacova, através de uma saída de campo, realizada no âmbito de um Domínio de Autonomia Curricular entre as disciplinas de Biologia e Geologia e Física e Química A.

O objectivo foi levar os(as) alunos(as) a conhecerem melhor o seu concelho, nomeadamente em termos geológicos que depois as remetem para outras dimensões da história do concelho.

A visita decorreu no passado dia 17 de Junho, envolveu todos os alunos e alunas do 11.°A que, acompanhados pelos professores Lina Ferreira, de Física e Química A e António Alves, de Biologia e Geologia, percorreram cerca de 10 km.

Publicidade

O professor António Alves explicou que, tendo em conta que a escola «se insere numa região com um rico património cultual, nada melhor do que promover uma aula de campo, em que a aprendizagem se faz fora da sala de aula».

Assim, num percurso que aos levou a pé ao Casal de Santo Amuo, os alunos tiveram oportunidade de ver “in loco” algumas formações geológicas, nomeadamente «uma falha, de forma a conhecer a sua orientação e a sua inclinação, dados relevantes quando é necessário fazer uma obra”. Outro exemplo, foram os antigos fornos de cal, em Casal de Santo Amaro, onde outrora se utilizavam os calcários para a produção de cal que perdurou do século XVII até ao início da segunda metade do século XX.

Ao longo do percurso (os)as alun(os)as tiveram ainda a oportunidades fazer algumas colheitas de água, em nascentes, a fim de analisar o seu ph e a sua dureza.

Refira-se que esta saída de campo permitiu fazer uma aplicação prática de conteúdos programáticas das duas disciplinas, nomeadamente a solubilidade de sais, no caso da Física-Química e as nascentes subterrâneas e as formações geológicas, no caso da Biologia e Geologia.

Para os professores António Alves e Lina Ferreira, que acompanharam aqueles alunos do 11º A, “a aprendizagem fora da sala de aula promove a motivação, o pensamento crítico e criativo e contribui para uma melhor compreensão da Ciência e quando a Escola se insere numa região com um Património Natural tão rico como acontece na região de Penacova, só podem ocorrer aulas dinâmicas e criativas”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui