O estudo da associação de consumidores é baseado em dados dos últimos 12 meses da aplicação QualRede, da DECO PROTESTE.
A marca da Altice Portugal recebeu a distinção ‘Melhor do Teste – Internet Móvel’ da DECO PROTESTE, segundo a informação que foi hoje revelada e que indica que o estudo comparativo é baseado em análises objetivas e independentes, que têm como base a experiência real dos consumidores que utilizaram a app QualRede.
A MEO é colocada no topo do resultado global em 2G/3G/4G com 23 219 pontos. A pontuação resulta da média dos resultados obtidos nos vários parâmetros medidos com a ajuda dos 46 mil utilizadores que já recorreram à QualRede: velocidade de download e upload, teste de navegação na web e streaming.
A QualRede é uma aplicação gratuita e colaborativa, o que significa que a sua eficiência aumenta consoante o número de pessoas que a utiliza. A app resulta da colaboração entre a DECOPROTESTE e a 4Gmark, uma empresa especializada em testes de qualidade de rede e cada consumidor decide quando e onde realiza um teste à rede.
A aplicação regista, de forma anónima, os resultados de teste, o local e o tipo de ligação utilizado. Estes dados são utilizados para atualizar um mapa interativo, que mostra o nível de qualidade das redes móveis em Portugal.
De notar que a aplicação utiliza uma abordagem diferente da usada nos testes de velocidade convencionais, dado que simula a experiência real do utilizador através de um cenário que integra vários testes, chamado “Teste completo”.
O projeto foi lançado em 2016 e o SAPO TEK já o testou. Rita Rodrigues, Head of Media and Public Affairs da DECO PROTESTE, afirma que a ferramenta “tem tido um crescimento exponencial ao nível dos utilizadores e que se reflete na validade dos dados”.
“A ideia principal é ajudarmos o consumidor a escolher uma rede móvel que seja eficiente na sua zona de residência e trabalho. Este ano foi a MEO que se destacou, obtendo os melhores resultados na média de todos os parâmetros”, adianta Rita Rodrigues.
Alexandre Fonseca, presidente executivo da Altice, reconhece a distinção e lembra que a liderança da MEO é fruto de uma estratégia que “assume o cliente enquanto principal foco e a qualidade de Serviço enquanto pedra basilar do investimento”.
“A Altice Portugal tem a noção clara que estes investimentos são essenciais para as pessoas, para as empresas e para o desenvolvimento do País. Através do enorme e contínuo investimento em redes de comunicação, queremos continuar a capacitar Portugal e os portugueses para a transformação digital que se vive”, justifica, citado em comunicado.
Uma vergonhosa conclusão do “estudo da DECO”, que mais uma vez mostrou claramente que não merece o mínimo de credibilidade na maioria das análises que faz.
Considerar a Meo melhor do que a Vodafone só dá vontade de rir!
Basta estar no mesmo sítio (por exemplo em minha casa, no último andar de um prédio na cidade do Grande Porto onde moro) e ter dois telemóveis ligados, um com cartão Meo e outro com cartão Vodafone.
O da Meo mostra valores tão baixos, que tenho de ficar de pé e não me mexer.
Já o da Vodafone pernite deambular pela casa, entrar no elevador e descer ao piso – 1. Sempre com rede!
Por isso e porque não acredito na seriedade do teste, vou anular a minha subscrição de sócio. Até porque já cheguei às minhas conclusões…