Orquestra de Saxofones do Dão (OSD) organiza o 4º Estágio de Orquestra de Saxofones e Percussão em Penacova

0
100

Dia 9, sexta-feira, pelas 17h30 nas instalações da Biblioteca Municipal/ EAP, haverá um workshop de Introdução às técnicas contemporâneas para saxofone, gratuito e aberto a instrumentistas de sopro que queiram participar, que será realizado pela formadora Maria Inês Pires.

Logo depois, igualmente na sexta-feira, dia 9 pelas 19h, junto à Igreja Matriz de Penacova, um momento musical pelo Liberum Quartet.

O concerto de encerramento ocorrerá no domingo, dia 11, no Campo de Ténis de Penacova, pelas 19h e aberto a toda a comunidade.

Neste Estágio a orquestra apresenta Penacova, o Maestro Alexandre Madeira, de São Paio de Mondego e que iniciou os seus estudos musicais na Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva, prosseguindo o percurso na Filarmónica da Casa do Povo de Penacova.

Publicidade

Todos os saxofonistas e percussionistas são bem-vindos, independentemente da idade e do nível musical.

O importante é a vontade de fazer música e fazer parte da Orquestra.

A Orquestra de Saxofones do Dão foi idealizada e formada em 2018 por três amigos que são igualmente professores de saxofone na região: José Magalhães, Jorge Oliveira e Dulcineia Guerra e teve como principal propósito reunir atuais e antigos alunos de saxofone das diversas escolas, bandas, academias e conservatórios de música da região do Dão com o intuito de dar continuidade à formação dos alunos através da felicidade que a música de conjunto proporciona, tendo em vista a promoção do repertório original para ensemble de saxofone, assim como revisitar obras importantes da história da música e/ ou da música tradicional e regional, para além da pretensão de demonstrar a versatilidade do instrumento. Pretendeu-se, assim, com a formação da orquestra, aliar o prazer de praticar o instrumento com a responsabilidade e satisfação que a pertença a um grupo musical e artístico proporciona.

A Orquestra tem-se reunido de forma semestral, com semanas de trabalho intensivo que culminaram sempre em diversos concertos, e sempre com repertório variado. Logo no 1º estágio, realizado na cidade de Viseu, a orquestra reuniu cerca de 50 saxofonistas, de diferentes gerações e de regiões múltiplas, tendo assim membros desde o Norte de Portugal até ao Alentejo.

Penacova esteve representada desde logo com três jovens saxofonistas (Cláudia Cruz, João Seco e Xavier Batista) para além de ter igualmente contado como membros da orquestra, os Prof. Alexandre Madeira e Joel Rodrigues. Também do Concelho é uma das mentoras do projeto, Dulcineia Guerra (que iniciou na Filarmónica Boa Vontade Lorvanense. Outro dos organizadores, Jorge Oliveira, é também um rosto conhecido no meio musical penacovense, sendo atualmente o Maestro da Filarmónica da Casa do Povo de São Pedro de Alva.

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui