O país “está mais preparado do que nos últimos anos”, porque há mais faixas de interrupção de combustível, as bermas estão limpas e houve um forte investimento dos meios de combate.
O secretário de estado João Paulo Catarino disse ontem, na Lousã, que o território está “preparado” para a época dos incêndios, mas, advertiu, as “condições naturais e os eventos extraordinários convocam-nos para estar alerta”.
“Hoje o território está mais preparado do que nos últimos anos, porque há mais faixas de interrupção de combustível”, as bermas estão “limpas de uma forma geral e houve um forte investimento e um reforço substancial dos meios de combate”, afirmou o secretário de estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Paulo Catarino.
“Acho que estamos mais preparados, mas as condições naturais e os eventos extraordinários convocam-nos para estar efetivamente alerta, temos de ter muito cuidado, porque as condições são aquelas que conhecemos”, apelou.
O governante, que participava na sessão de apresentação do estudo de viabilidade do percurso ciclável “Ceira on Bike” (ver página 10), em Casal de Ermio, no concelho da Lousã, sublinhou, por outro lado, a importância deste projeto para a valorização do capital natural do território. A fase mais crítica dos incêndios teve início a 1 de julho, com um dispositivo de combate reforçado com mais 231 operacionais em relação ao ano passado.