Enfrentar os tempos difíceis com coragem e confiança é o mote da autarquia de Penacova que, ontem, celebrou o Feriado Municipal. Só com o sentido de união será possível alcançar o futuro desejável por todos, em que as nossas vidas foram viradas do avesso por um inimigo invisível e imprevisivel. Esse inimigo é capaz de assumir novas e mais perigosas variantes e, para o combater, é necessária alguma eficácia, sem nunca descurar o distanciamento fisico e, não menos importante que isso, o rigoroso cumprimento das metidas sanitárias e de higiene.
Carlos Sousa – Diário de Coimbra
Foi neste cenário que a autarquia de Penacova assumiu os compromissos num dia especial, como o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e a deposiçãode uma coroa de flores no busto de António José de Almeida. O momento associado à geminação entre os municípios de Penacova e Praia da Vitória, cidade da ilha açoriana da Terceira, onde nasceu Vitorino Nemésio, foi outro momento de grande significado. Coube ao presidente da autarquia e Paula Silva, chefe de Divisão do Turismo e Cultura da Camara Municipal de Penacova, descerrar a placa comemorativa Para Humberto Oliveira, «a situação de pandemia obrigou, nos últimos meses, a reajustar vários conceitos de vida, ficando a perceber-se que nunca se pode considerar nada por adquirido e que a incerteza sai das poucas certezas que soará nas próximas décadas».
«Podemos, e devemos desenvolver projectos, perspectivar políticas futuras, mas não devemos fazer promessas, porque sabemos lá o que nos estará para acontecer, mas temos de continuar a trabalhar; estar vigilantes porque a luta ainda está longe do fim», sublinhou Humberto Oliveira.
O Feriado Municipal, celebrado de forma tão singela, não passou sem ser prestada «uma sentida homenagem a todos os que foram vitimas do vírus traiçoeiro no concelho, assim como os outros penacovenses que nos deixaram neste último ano».
Já sobre António José de Almeida, mítico republicano e sexto Presidente da República, cargo que exerceu de 5 de Outubro de 1919 a 5 de Outubro de 1923, Humberto Oliveira sustentou tratar-se de uma figura que «continua a ser o mais notável de todos e, 155 anos após o seu nascimento e quase 92 após a sua morte, os valores que preconizou continuam actuais».
Humberto Oliveira assinalou ontem o 12° Feriado Municipal enquanto presidente da Cámara Municipal. Foram 12 anos intensos, de aprendizagem, de projectos, de avanços, de recuos, de obra e de intervenção política que me deixam orgulhoso», argurmentou o edil, viajando no tempo para um balanço exaustivo.
O município reconheceu o contributo de Jorge Brito (CIM-RC). José Travassos Vasconcelos; (jornalista da Comarca de Arganil) e Luis Machado (presidente Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2), pelo contributo no desenvolvimento de Penacova.
Rota da EN2: um projecto turístico mais sustentável
Humberto Oliveira aproveitou o Feriado Municipal para destacar as ideias simples e inovadoras que têm um alcance significativo e que servem para promover locais, regiões e até levar Portugal além-fronteiras. Na plateia do auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro estava Luís Machado, presidente da Camara Municipal de Santa Marta de Penaguiâo, e autor de uma «simples e genial» ideia da última década: a Rota da EN2

«Tão simples e genial que, no dia em que assinámos o primeiro compromisso, em 2015, em Santa Marta de Penaguião, disse a Luís Machado “como é que eu não me lembrei disto?”. Talvez porque não joguei à bola na EN2, mas também como lhe disse, nasci num quarto virado para a EN2. Por isso, eu podia ter visto primeiro. Não vi, mas o Luis Machado viu. E ainda bem que viu, sendo este, de facto, um dos projectos turísticos mais sustentáveis que temos nos nossos territárias».
Veja mais fotos das comemorações AQUI