Feriado Municipal em Penacova serviu para “rasgar” o caminho do desenvolvimento, activar projectos e perspectivar políticas futuras

0
138

Enfrentar os tempos difíceis com coragem e confiança é o mote da autarquia de Penacova que, ontem, celebrou o Feriado Municipal. Só com o sentido de união será possível alcançar o futuro desejável por todos, em que as nossas vidas foram viradas do avesso por um inimigo invisível e imprevisivel. Esse inimigo é capaz de assumir novas e mais perigosas variantes e, para o combater, é necessária alguma eficácia, sem nunca descurar o distanciamento fisico e, não menos importante que isso, o rigoroso cumprimento das metidas sanitárias e de higiene.

Carlos Sousa – Diário de Coimbra

Foi neste cenário que a autarquia de Penacova assumiu os compromissos num dia especial, como o hastear das bandeiras nos Paços do Concelho e a deposiçãode uma coroa de flores no busto de António José de Almeida. O momento associado à geminação entre os municípios de Penacova e Praia da Vitória, cidade da ilha açoriana da Terceira, onde nasceu Vitorino Nemésio, foi outro momento de grande significado. Coube ao presidente da autarquia e Paula Silva, chefe de Divisão do Turismo e Cultura da Camara Municipal de Penacova, descerrar a placa comemorativa Para Humberto Oliveira, «a situação de pandemia obrigou, nos últimos meses, a reajustar vários conceitos de vida, ficando a perceber-se que nunca se pode considerar nada por adquirido e que a incerteza sai das poucas certezas que soará nas próximas décadas».

«Podemos, e devemos desenvolver projectos, perspectivar políticas futuras, mas não devemos fazer promessas, porque sabemos lá o que nos estará para acontecer, mas temos de continuar a trabalhar; estar vigilantes porque a luta ainda está longe do fim», sublinhou Humberto Oliveira.

Publicidade

O Feriado Municipal, celebrado de forma tão singela, não passou sem ser prestada «uma sentida homenagem a todos os que foram vitimas do vírus traiçoeiro no concelho, assim como os outros penacovenses que nos deixaram neste último ano».

Já sobre António José de Almeida, mítico republicano e sexto Presidente da República, cargo que exerceu de 5 de Outubro de 1919 a 5 de Outubro de 1923, Humberto Oliveira sustentou tratar-se de uma figura que «continua a ser o mais notável de todos e, 155 anos após o seu nascimento e quase 92 após a sua morte, os valores que preconizou continuam actuais».

Humberto Oliveira assinalou ontem o 12° Feriado Municipal enquanto presidente da Cámara Municipal. Foram 12 anos intensos, de aprendizagem, de projectos, de avanços, de recuos, de obra e de intervenção política que me deixam orgulhoso», argurmentou o edil, viajando no tempo para um balanço exaustivo.

O município reconheceu o contributo de Jorge Brito (CIM-RC). José Travassos Vasconcelos; (jornalista da Comarca de Arganil) e Luis Machado (presidente Associação de Municípios da Rota da Estrada Nacional 2), pelo contributo no desenvolvimento de Penacova.

Rota da EN2: um projecto turístico mais sustentável

Humberto Oliveira aproveitou o Feriado Municipal para destacar as ideias simples e inovadoras que têm um alcance significativo e que servem para promover locais, regiões e até levar Portugal além-fronteiras. Na plateia do auditório da Biblioteca Municipal de Penacova/Centro estava Luís Machado, presidente da Camara Municipal de Santa Marta de Penaguiâo, e autor de uma «simples e genial» ideia da última década: a Rota da EN2

Luís Machado, presidente da Camara Municipal de Santa Marta de Penaguiâo

«Tão simples e genial que, no dia em que assinámos o primeiro compromisso, em 2015, em Santa Marta de Penaguião, disse a Luís Machado “como é que eu não me lembrei disto?”. Talvez porque não joguei à bola na EN2, mas também como lhe disse, nasci num quarto virado para a EN2. Por isso, eu podia ter visto primeiro. Não vi, mas o Luis Machado viu. E ainda bem que viu, sendo este, de facto, um dos projectos turísticos mais sustentáveis que temos nos nossos territárias».

Veja mais fotos das comemorações AQUI

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui