A Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP) vai arrancar com pelo menos 50 equipamentos culturais credenciados, que poderão candidatar-se a um apoio à programação a partir de outubro, anunciou hoje a Direção-Geral das Artes.

O organismo divulgou hoje uma lista dos primeiros 50 auditórios, centros culturais, cineteatros, teatros e fóruns em “praticamente todo o território nacional”, que obtiveram a credenciação para integrar a RTCP.

Estes 50 equipamentos culturais poderão concorrer a um apoio à programação que chegou a estar aprazado para 27 de setembro, mas já só abrirá a 09 de outubro.

Segundo a DGArtes, “brevemente” será divulgada “uma segunda e última lista de equipamentos credenciados nesta fase inicial de arranque da rede” e que também poderão concorrer ao apoio à programação.

Publicidade

Em julho, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, revelou no parlamento que a linha de apoio à programação terá uma dotação entre cinco milhões e seis milhões de euros.

O regulamento indica que na fase inicial de implementação, os equipamentos culturais nos concelhos de Lisboa e do Porto não podem concorrer ao apoio à programação, para que as verbas cheguem a “realidades territoriais mais carenciadas em termos de recursos, projetos e dinâmicas culturais e artísticas”.

Da lista hoje divulgada não faz parte nenhum equipamento cultural destes dois concelhos.

Entre os primeiros 50 equipamentos culturais estão o Teatro Académico Gil Vicente (Coimbra), o Teatro Viriato (Viseu), o Cine Teatro Sousa Telles (Ourique), a Casa da Criatividade (São João da Madeira), o Auditório de Espinho, o Centro Cultural Raiano (Idanha-a-Nova) e o Centro de Artes e Espetáculos da Figueira da Foz.

Quanto aos equipamentos culturais dos Açores e da Madeira, nesta primeira lista consta apenas o Teatro Municipal Baltazar Dias (Funchal).

Quando esta fase de arranque da rede estiver concluída, o processo de credenciação “passará a estar aberto em regime de permanência, sem interrupções” para as entidades que queiram aderir no futuro.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui