Gravura representando a Batalha do Buçaco 27 de Setembro de 1810 – publicada em Londres, em 1 de Junho de 1815, por J. Jenkins, 48 Strand.

O eixo Penacova-Mealhada-Mortágua foi o terreno onde teve lugar a Batalha do Buçaco, a 27 de setembro de 1810: assinalam-se agora os 221 anos.

 

Penacova vai recuar no tempo – durante uma semana, a partir de hoje e até 25 de setembro – revivendo o início do século XIX, sob o mote das Invasões Francesas.

O programa “Marcos Históricos: Invasões Francesas – A encruzilhada do Bussaco” tira partido da Batalha do Bussaco e da sua vasta história, nomeadamente dos contornos da 3.ª Invasão Francesa e o impacto na região e no país.

Publicidade

Além de realçar um dos acontecimentos mais marcantes da história do concelho de Penacova, como foi a Batalha da Bussaco, à iniciativa deste ano, agregam-se outros eventos e ações previstos, tais como a Noite Branca e o Stock Off do Comércio Local.

Amanhã tem lugar a primeira atividade, que é o “Passeio Épico Encenado: A Travessia do Mondego”, remetendo para a passagem das tropas anglo-lusas em direção ao Bussaco, atravessando o vale do Rio Mondego.

“Um passeio repleto de história e aventura, que faz com que os participantes se sintam verdadeiros soldados a caminho do campo de batalha”, refere a autarquia, responsável pela organização.

No final do passeio, será servido um banquete “às tropas” ao serviço do Arthur Wellesley, 1.º Duque de Wellington.

 

Arraial Oitocentista e Noite Branca

Para o próximo sábado está agendado um “Arraial Oitocentista” e a “Noite Branca e o Comércio Local”, que fica aberto ao longo da noite, com descontos nos preços.

Haverá recriações históricas, cortejos e espetáculos, acampamentos militares, esgrima oitocentista e atuações de grupos folclóricos.

No fim de semana seguinte, terá lugar um 2.º passeio encenado no dia 24 de setembro, desta feita recriando “As Vésperas da Batalha” e no dia seguinte, no Pátio do Mosteiro de Lorvão, um espetáculo intitulado “A Encruzilhada do Bussaco”, “que remete para a história e estratégias adotadas na Batalha do Bussaco, a luta e abnegação de um povo contra os invasores”.

Em ambos os passeios encenados e no espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”, é necessária inscrição prévia.

Os eventos da Semana Napoleónica realizam-se nos municípios de Penacova, Mealhada e Mortágua através do Programa Cultural em Rede, financiado por fundos comunitário.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui