As portas da Águas do Centro Litoral abriram-se esta segunda-feira para receber Bouaké Fofana e a sua delegação ministerial. O ministro do Saneamento e da Salubridade da Costa do Marfim aproveitou a sua visita a Portugal para conhecer o sistema multimunicipal da Águas de Portugal e, em particular, as infraestruturas da AdCL, no distrito de Coimbra.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) recebeu ontem, segunda-feira, 11 de outubro, nas suas instalações, o Ministro do Saneamento e da Salubridade da Costa do Marfim, Bouaké Fofana.
A delegação ministerial, acompanhada pelo Presidente do Conselho de Administração da AdP Internacional, Cláudio de Jesus, incluiu a participação de Lazeni Outtara, Diretor-Geral do Saneamento e da Salubridade, e do Embaixador da Costa do Marfim em Portugal, Koffi Fanna, que não perderam a oportunidade de conhecer a sede da AdCL, na ETA da Boavista.
A comitiva foi recebida pelo presidente do Conselho de Administração da Águas do Centro Litoral, Alexandre Tavares, e participou numa breve apresentação sobre a estrutura, missão e valores e atividade da empresa.
Após conhecer o sistema multimunicipal da AdCL, visitaram a ETAR de Quinta de Cima, no Município de Penela, onde ficaram a conhecer o processo de tratamento por lamas ativadas., sendo acompanhados pelos técnicos especialistas da AdCL.
Águas do Centro Litoral, S.A.
A Águas do Centro Litoral, S.A. é uma empresa do setor da água, que constrói e gere infraestruturas de captação, tratamento e transporte de água para abastecimento público, assim como projeta, executa e explora infraestruturas de receção e de tratamento de águas residuais em 30 municípios.
A concessão do sistema foi-lhe atribuída, pelo Estado português, por um período de 30 anos, e tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade, a acessibilidade e a eficiência dos serviços públicos de águas, no sentido da promoção da saúde pública, do bem-estar das populações e da proteção do ambiente.
A Águas do Centro Litoral (AdCL) serve assim os municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Ansião, Arganil, Aveiro, Batalha, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Espinho, Estarreja, Góis, Ílhavo, Leiria, Lousã, Marinha Grande, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ourém, Ovar, Penacova, Penela, Porto de Mós, Santa Maria da Feira, Soure, Vagos e Vila Nova de Poiares. A AdCL gere seis (7) Estações de Tratamento de Água (ETA), 195 estações elevatórias de abastecimento de água e saneamento e 58 reservatórios, 67 Estações de Tratamento de Águas Residuais e 1.191 km de condutas e emissários.
Os seus colaboradores trabalham diariamente para que seja uma empresa de referência no setor da água, em termos de qualidade do serviço prestado, e um parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da Região em que insere a atividade.
A AdCL está empenhada em ser uma empresa que contribua para o alcance dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS), e através da sua atividade atingir as metas do 6º, 7º, 9º, 11º, 12º, 13º e 14º ODS, que, pretende ser uma empresa de referência no setor da água, em termos de qualidade do serviço prestado, e um parceiro ativo para o desenvolvimento sustentável da Região Centro Litoral, com vista, também, à alteração de comportamentos.