Publicidade

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra vai realizar, no dia 10 de março, a fase regional do concurso World Food Gifts Challenge 2022, anteriormente designado European Food Gifts Challenge.

A iniciativa, que este ano passa a ter uma abrangência mundial, é desenvolvida anualmente pela Região distinguida pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Arte, Cultura e Turismo (IGCAT) como Região Europeia de Gastronomia, sendo que em 2022 é a Região de Menorca a organizar o evento e a acolher produtos alimentares endógenos e artesanais ligados à gastronomia das regiões da Europa e do Mundo que pertencem a esta plataforma.

O objetivo principal desta iniciativa passa por promover cadeias alimentares e sistemas de consumo locais mais sustentáveis, identificando os melhores e mais inovadores produtos alimentares concebidos e produzidos a nível regional, que protejam a diversidade cultural e alimentar.

Os produtos a concurso – que podem ser comestíveis ou não comestíveis -, devem obedecer a um alguns critérios como a autenticidade e ligação profunda ao território, o fabrico artesanal, a sustentabilidade, a portabilidade, entre outros,  que serão posteriormente avaliados por um júri de peritos, que irá determinar quais os vencedores nas diversas categorias: Branding mais criativo; Embalagem mais sustentável; Melhor narrativa; Melhor degustação; Melhor Promoção da Região; Melhor inovação em design tradicional e Melhor Interpretação Contemporânea de Artesanato tradicional.

No final, serão ainda selecionados quatro vencedores gerais, dois produtos comestíveis e dois produtos não comestíveis,  para representarem a Região de Coimbra no evento mundial que terá lugar dia 7 de abril em Menorca.

As inscrições para a fase regional desta iniciativa, cofinanciada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, decorrem entre 14 e 28 de fevereiro. Os candidatos devem preencher o formulário de candidatura disponível no site www.tastecoimbraregion.pt  e enviá-lo de acordo com as normas de participação.

Publicidade

Artigo anteriorPresidente da Liga dos Bombeiros Portugueses acusa GNR de “concorrência desleal” no combate aos fogos
Próximo artigoAprovada candidatura do Agrupamento de Escolas de Penacova à Rede de Clubes Ciência Viva na Escola

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui