Com o objetivo de angariar verbas para concluir as obras de beneficiação da sede – na antiga escola primária de Riba de Baixo, em Penacova – a Associação Musical, Recreativa e Cultural Sons do Mondego realiza um Mercadinho da Primavera, em Sazes do Lorvão, a 9 e 10 de abril.
Lurdes Gonçalves: Diário As Beiras
Aproveitando a realização do Festival da Lampreia neste concelho, a associação inclui no programa o 4.º Encontro de Gaiteiros de Penacova, que, habitualmente, decorria em fevereiro; bem como o Festival de Música, que costuma acontecer em abril.
Pela primeira vez a associação vai também promover um Festival de Sopas, que conta com a participação de 10 associações concelhias, responsáveis por confecionar as sopas, estando ainda associadas a este certame iniciativas de cariz solidário, como é são as caminhadas “Abril mês da prevenção contra os maus tratos na infância”, e “Traga 1 alimento, leve 1 sorriso”.
O objetivo é angariar 13 mil euros
Um dos objetivos é realizar “fundos para terminar as obras de reconstrução da escola de Riba de Baixo”, diz Paulo Rodrigues, dando a conhecer que representam “um investimento de perto de 70 mil euros”.
O presidente da direção da Associação Musical, Recreativa e Cultural Sons do Mondego ressalva que “80 por cento do montante veio a fundo perdido, o restante teremos de angariar através de trabalho”, num total de 13 mil euros.
“Pensávamos que a reconstrução iria ser muito mais simples, mas foi mais duradoura”, confessa, anunciando, contudo, que espera “inaugurar a sede no aniversário, que será a 1 de dezembro, mas até lá temos um trabalho longo a fazer”.
Gaiteiros vão tocar à porta de cada restaurante
Relativamente ao Mercadinho da Primavera, o responsável pela associação sublinha que decidiram organizar o evento para coincidir com o Festival da Lampreia, com um grupo de gaiteiros a tocar à porta de cada restaurante que adere ao festival, para receber quem vem ao certame”.
O dirigente revela que, no Pavilhão de Festas de Sazes do Lorvão haverá “uma mostra com cerca de 30 expositores que vêm de 14 concelhos diferentes, de norte a sul do país”.
Explicando que este certame vai decorrer, no sábado, entre as 14H30 e a 1H00, e, no domingo, entre as 09H00 e as 20H00, Paulo Rodrigues salientou que “vamos ter à venda produtos feitos em Penacova mas também da Guarda, Batalha, Alcobaça, Santo Tirso, Viseu, Cantanhede, Mealhada, Poiares, Lousã, Arganil, entre outros”.
No domingo realiza-se um almoço de angariação de fundos a favor da associação em que “toda a comunidade se pode inscrever”, convida o presidente da Sons do Mondego, ressalvando que os participantes na caminhada “Traga 1 alimento, leve 1 sorriso” também se podem inscrever para este almoço. Realçando que “está nos estatutos que seríamos uma associação virada para as causas sociais”, o também bombeiro de profissão aproveitou para alertar que “nessa caminhada, iremos ter um número limite de 220 inscrições”.