Publicidade

A Câmara de Penacova rejeitou a ratificação do novo tarifário da Empresa Intermunicipal de Ambiente do Pinhal Interior (APIN), responsável pelo abastecimento de água e tratamento de resíduos.

De acordo com a minuta da ata da reunião do município, que a agência Lusa consultou, o executivo da Câmara Municipal de Penacova rejeitou, no encontro de 24 de março, com quatro abstenções do PSD e dois votos contra do PS, a ratificação do novo tarifário da APIN, acompanhando aquilo que já tinha sido a decisão da Assembleia Municipal, que tinha também rejeitado no final de fevereiro a ratificação do tarifário para 2022, com 27 votos contra e uma abstenção.

Questionado pela agência Lusa, o presidente da Câmara de Penacova, Álvaro Coimbra, recusou-se a prestar qualquer esclarecimento sobre o assunto.

Fonte da APIN esclareceu que a empresa ainda não tomou uma decisão em função dessa não ratificação, referindo que também Castanheira de Pera rejeitou a ratificação do novo tarifário.

Segundo a mesma fonte, a APIN, confrontada com a não ratificação, está a avaliar internamente “como agir em função” dessa decisão e sobre como é que pode avançar com a aplicação do tarifário para 2022.

“Estamos a falar de uma atualização que, ao que tudo indica, terá que ser quase uma imposição para a sua ratificação, tendo tido um parecer da ERSAR [Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos] antes de ir para votação nos municípios”, explicou.

Os dois municípios, ao não ratificarem, fizeram parar “o processo de aplicação imediata”, estando a APIN à espera de “clarificação” sobre como agir processualmente para posteriormente poder aplicar o novo tarifário nos vários municípios associados a esta empresa, acrescentou a mesma fonte daquela empresa intermunicipal.

Penacova está em processo de saída da APIN, depois de a decisão ter sido aprovada por unanimidade em 2020, quer em reunião do executivo da Câmara Municipal, quer em Assembleia Municipal.

Segundo fonte da APIN, o processo está a decorrer em tribunal arbitral.

A APIN é constituída por capitais públicos e integra os municípios de Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande (distrito de Leiria) Góis, Lousã, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela e Vila Nova de Poiares (distrito de Coimbra).

Publicidade

Artigo anteriorChuva regressa sexta-feira às regiões do Norte e Centro do continente
Próximo artigoPS critica falta de informação da Câmara de Penacova sobre saída de empresa intermunicipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui