Realizou-se no passado dia 01 de maio, a 5ª edição da Prova Cega, iniciativa organizada pela Associação de Moradores da Mata do Maxial, bonita e simpática localidade da freguesia de Figueira de Lorvão, nos limites do concelho de Penacova e do concelho de Coimbra.
Antes da prova, foi proporcionado a todos os participantes a possibilidade de saborearem um delicioso sarrabulho, que também serviu para aconchegar o estômago dos provadores, pois só assim conseguiram apreciar a categoria dos vinhos a concurso.
Nesta edição, a primeira depois da pandemia, foram apresentados à prova 10 deliciosos néctares de produção local, cuja qualidade foi avaliada pelo júri, composto por elementos de várias entidades e habitantes locais.
Antes da prova, foi proporcionado a todos os participantes a possibilidade de saborearem um delicioso sarrabulho que também serviu para aconchegar o estômago dos provadores, pois só assim conseguiram apreciar a categoria dos vinhos a concurso.
Depois de muita prova, o primeiro prémio foi arrecadado produtor Carlos Simões, o segundo pelo produtor José Mendes e o terceiro pelo produtor Ricardo Maques.
Aos participantes foi ainda servido um almoço volante, composto por porco no espeto, batata frita, salada, caldo verde, fruta e quem não podia, ou não queria, beber vinho, tinha à disposição água e sumos.
Esta 5ª edição, contou com a presença do presidente do nosso município, Álvaro Coimbra, também na qualidade de júri, do presidente da Junta de Freguesia de Figueira de Lorvão, Fernando Edmar, e do presidente da vizinha Junta da União de Freguesias de Souselas e Botão, João Soares, amigo de longa data das gentes da terra e da Associação.
Para ver as fotos do evento, procure AQUI