Publicidade

Programa Bandeira Azul 2022 proporcionou experiência única a jardins-de-infância

Dezenas de crianças dos jardins-de-infância do concelho de Penacova passearam numa Barca Serrana pelo Mondego, ouvindo histórias e relatos dos tempos em que esta embarcação predominava no rio que nasce na Serra da Estrela e desagua na Figueira da Foz, numa extensão de 258 quilómetros. O tema desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Penacova foi o da sensibilização ambiental inerente aos passeios.

Nesta viagem, o cicerone deu a conhecer às crianças a evolução das vias de comunicação, as alterações do rio e a própria funcionalidade da barca. Foi uma partilha de conhecimentos a bordo do Tareco, a barca serrana do grupo “Serranas do Mondego”, que difere da original pela inclusão do motor elétrico, que permite navegar sem esforço, sem poluição nem ruído. Trata-se de um projeto que pretende homenagear dois antigos barqueiros.

O Mondego foi, durante séculos, a principal via de comunicação entre as populações do interior e do litoral. A inexistência de caminhos-de-ferro, estradas, transportes internos, a rapidez e baixo custo do transporte fluvial transformaram este rio, da nascente até à foz, no responsável pela subsistência e economia das populações por ele banhadas. De Penacova partiam embarcações carregadas de madeira, lenha, carqueja e carvão, com destino a Coimbra e Figueira da Foz, trazendo, no regresso, sal, pescado, milho, pipas de vinho e outras mercearias.

A visita faz parte de um conjunto de atividades de educação ambiental, com o propósito de desenvolver e enriquecer, com histórias, a capacidade de observação e descoberta das crianças, bem como de perceber in loco a importância do rio para os vários setores da sociedade.

Publicidade

Artigo anteriorPrograma atribui bolsas aos melhores alunos que ingressem nas Licenciaturas do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra
Próximo artigoCovid-19: Mais de 400 mil idosos receberam segunda dose de reforço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui