Publicidade

Os números são avançados pela CCDR do centro, com base na última atualização do Barómetro do Centro de Portugal, segundo o qual se estima que residiam na Região Centro, em 2021, 2,2 milhões de indivíduos (21,6% do total nacional), tendo existido um decréscimo populacional de -0,001% face a 2020, ao contrário de todas as regiões portuguesas que perderam população residente. A região Centro foi, assim, aquela que registou a menor diminuição, o que resulta de o saldo migratório quase ter compensado o saldo natural negativo.

Publicidade

Por sua vez, o consumo de energia primária no Centro diminuiu para os 5,9 milhões de toneladas equivalentes de petróleo, registando-se uma redução de 4,7% face a 2019, um decréscimo justificado, em grande medida, pela redução no consumo dos produtos derivados do petróleo, provocado pelos efeitos da pandemia por COVID-19. O Centro concentrava 28,8% do consumo nacional de energia primária (a maior quota regional)

Para além da informação sobre a população residente (ficha n.º 14) e sobre a eficiência energética (ficha n.º 25), nesta edição foram ainda atualizados os indicadores referentes às exportações de bens (ficha n.º 1), às empresas gazela (ficha n.º 6) e à dispersão da variação populacional (ficha n.º 21).

O Barómetro do Centro de Portugal é um elemento de monitorização, produzido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, que tem como objetivo avaliar o progresso alcançado pela Região Centro em termos de crescimento e competitividade, potencial humano, qualidade de vida, coesão e sustentabilidade ambiental e energética. Contempla um conjunto de 25 indicadores-chave, objeto de permanente atualização, que identificam tendências e lacunas de progresso, permitindo desenvolver eventuais ações corretivas e preventivas.

 

Publicidade

Artigo anteriorEntrevista: Álvaro Coimbra, presidente da Câmara de Penacova, fala sobre a Festa das Associações Gastronomia e Artesanato e dos projetos para o município
Próximo artigoEscola Beira Aguieira aposta na qualidade da formação dos alunos em contexto de trabalho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui