Alunos do Agrupamento de Escolas de Penacova, orientados pela professora Lina Ferreira, participaram na Final Nacional da edição de 2021/2022 do F1 in Schools, que decorreu no Estádio Municipal “Cidade de Coimbra”, entre os dias 28 e a 29 de julho e onde participaram 21 equipas finalistas dos 7 Centros Tecnológicos.
Apesar de não terem conseguido o maior objetivo, acreditamos que os alunos de Penacova tudo fizeram para marcar positivamente a sua participação neste importante evento, demonstrando estar à altura deste e de outros desafios a que se proponham, o que só é possível graças à grande capacidade de liderança, de organização e de trabalho com que toda a equipa abraçou o projeto. Endereçamos assim os nossos parabéns a todos os que tornaram esta participação possível.
Integrado no projeto Pense Indústria i4.0, desenvolvido pelos sete Centros Tecnológicos de Portugal e cofinanciado pelo COMPETE 2020 e FSE o F1 in Schools é uma competição de ferramentas digitais, promovida internacionalmente pelo Grupo Fórmula 1, que desafia os participantes a formarem uma equipa, a conceberem e maquinarem um carro de competição, um protótipo com cerca de 20 cm, recorrendo a ferramentas digitais. Como qualquer equipa de Fórmula 1, estas também têm que apresentar o projeto a potenciais patrocinadores, gerir recursos financeiros e materiais, trabalhar em equipa e correr em pista com os seus adversários.
Todos os anos, as equipas que vencem as competições regionais, encontram-se na Final Nacional para disputar o 1º lugar que lhes garante o acesso à Final Mundial, que decorre no local definido para a última prova do campeonato mundial de fórmula 1, representando assim Portugal ao mais alto nível desta competição. Este ano, a cidade escolhida foi Coimbra, numa parceria entre o CTCV, entidade do Sistema Científico e Tecnológico, e o Município de Coimbra.
Este ano a equipa vencedora foi a K-impetus da Escola Secundária de Ponte de Lima, e vai representar Portugal no campeonato do mundo referente ao ano letivo 2021/2022.