Câmara Municipal de Penacova não aceita encerramento de estabelecimentos de saúde pública no concelho de Penacova
A Câmara de Penacova alertou ontem a população inscrita na Unidade de Saúde Familiar (USF) de Penacova que, por motivo de incapacidade para o trabalho de vários elementos do corpo clínico daquela unidade, é necessário reajustar, de forma transitória, os horários de atendimento e funcionamento da USF Penacova.
Desta forma, no período de 16 a 31 de agosto, a Unidade de Saúde Familiar de Penacova, funcionará nos seguintes horários:
Sede: 09H00 às 18H00;
Extensão de Saúde de Lorvão: 09H00 às 14H00;
Extensão de Saúde de São Pedro de Alva: 09H00 às 14H00;
Extensão de Saúde de Figueira de Lorvão: encerrada.
No período da manhã será dada prioridade à realização de consultas de doença aguda e consultas programadas de saúde infantil, saúde materna e outras cuja situação clínica assim o justifique.
No período da tarde, o atendimento será realizado exclusivamente na sede, sendo dada dada prioridade a resposta a consultas de doença aguda.
Aos fins de semana e feriados funcionará a Consulta Aberta Complementar no período habitual (10H00 às18H00), na sede.
Quanto aos serviços de enfermagem em Figueira de Lorvão, a USF garantiu que “serão assegurados, semanalmente, dois períodos de tratamentos de enfermagem em Figueira de Lorvão”.
“A Câmara de Penacova, apesar de não ser a responsável pela gestão das unidades de saúde, não pode deixar de lamentar profundamente os transtornos que esta situação possa causar à nossa população”, lê-se no comunicado divulgado pela autarquia na página do Facebook. O município “exigiu explicações à USF e a resolução imediata do problema”, tendo-lhe sido prometido que “os serviços retomarão a normalidade no dia 1 de setembro” e deixa muito claro que “não aceita, nem aceitará qualquer encerramento de estabelecimentos de saúde pública no concelho de Penacova”.