Publicidade

O objectivo é proporcionar a todos a prática de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, procurando facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular

A Câmara de Penacova apresentou, no passado dia 16, um programa municipal de medidas de acalmia de tráfego, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, com um conjunto de iniciativas que ultrapassam os 600 mil euros, sobretudo em obras de segurança rodoviária de pessoas e bens, mobilidade suave e mais amiga do ambiente e de acessibilidade melhorada e mais eficaz e inclusiva (no âmbito da iniciativa “Penacova para todos”).

Em articulação e parceria com as Freguesias e Uniões das Freguesias do concelho, o executivo municipal pretende concretizar um pacote robusto de cerca de 600 mil euros em obras rodoviárias, sensibilizando as pessoas para os problemas da mobilidade, criando alternativas mais suaves, promovendo hábitos de mobilidade mais sustentáveis, mais eficientes e mais saudáveis.

António Magalhães Cardoso, vereador da autarquia penacovense com o pelouro da Mobilidade e Transportes enalteceu a “necessidade de oferecer uma maior segurança à rede viária concelhia, promovendo diversas empreitadas que resultem nessa mesma segurança” e deixou ainda um apelo para uma “utilização consciente dos transportes públicos e outros meios de mobilidade suave, mais ecológicos, menos poluentes e cada vez mais amigos das localidades e dos seus habitantes”.

O presidente da Câmara Municipal de Penacova, Álvaro Coimbra, sublinhou a importância “da mobilidade das pessoas dentro do concelho de Penacova, com o transporte de qualidade do transporte público, que ligue zonas de estacionamento aos centros das principais localidades”, fazendo ainda alusão ao SiT Flexi – Transporte Flexível a pedido, uma solução de mobilidade inovadora, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, que tem tido forte adesão dos munícipes e permite garantir uma maior cobertura da rede de transporte público em zonas com resposta deficiente ou inexistente com qualidade e baixo custo.

A Semana Europeia da Mobilidade é um evento promovido pela Comissão Europeia (CE) e comemora-se anualmente de 16 a 22 de setembro, onde os cidadãos europeus têm a oportunidade de gozar uma semana inteira de atividades dedicadas à mobilidade sustentável, com o objetivo de se facilitar um debate alargado sobre a necessidade da mudança de comportamentos relativamente à mobilidade, em particular no que toca à utilização do automóvel particular.

As inscrições devem ser efetuadas pelo e-mail: gap@cm-penacova.pt

Sobre a Semana Europeia da Mobilidade e o Dia Europeu sem Carros, saiba mais AQUI

Publicidade

Artigo anteriorOpinião: Deixem de lhes lixar a Pensão!
Próximo artigoObras da Casa (XVIII): S. Paio de Mondego, uma aldeia de tradições

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui