Publicidade

Um dia ​em que se promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

A Câmara Municipal de Penacova vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se celebra a 27 de setembro, antecipando um conjunto de iniciativas, todas de acesso gratuito, já para o próximo fim de semana, nomeadamente um passeio encenado sob a temática do turismo militar (amanhã, dia 23 de setembro), um teatro sobre o Bussaco (dia 24), uma caminhada pelo património de Penacova (dia 25), passeios de barca serrana pelo rio Mondego (dias 24 e 25) e visitas ao Mosteiro de Lorvão com guias vestidos de monjas.

Publicidade

O primeiro evento, com uma centena de pessoas já inscritas, acontece já amanhã, às 20h30, com o passeio encenado “As vésperas da batalha”, que levará os caminhantes a passar no posto de comando de Wellington, na Colina de Batalha e a terminar em Santo António do Cântaro. Durante o percurso de seis quilómetros, serão apresentadas uma série de encenações teatrais alusivas ao tema do passeio.
 
No sábado, às 21h30, será apresentado, no Luso, Mealhada, o espetáculo de encerramento de um ciclo de peças de teatro sob a temática do “Bussaco, da invasão à Constituição”. 
No domingo, às 9h30, haverá a caminhada “Penacova 360º. Com o acompanhamento de um guia turístico, os participantes irão fazer o percurso entre a pérgula Raul Lino, passando pelo Chafariz do Porco, açude da Carvoeira, praia fluvial do Reconquinho, EN2, Penedo da Carvoeira, Mirante Emídio da Silva, até chegar novamente à pérgula Raul Lino.
 
As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas para o e-mail penaparqueem@gmail.com.
Nos dias 24 e 25, serão oferecidas oito viagens de barca serrana, para um total de 160 pessoas, na zona da praia fluvial do Reconquinho. Basta, para o efeito, levantar os vouchers no Posto de Turismo de Penacova ou no Posto de Turismo N2. Nos mesmos dias, serão oferecidas visitas guiadas ao Mosteiro de Lorvão, com o acompanhamento de uma “monja”.
 
 

 
O Dia Mundial do Turismo (WTD) celebra-se desde 1980, no dia 27 de setembro. Este dia foi escolhido por ser a data em que, no ano de 1970, entraram em vigor as diretivas que são consideradas como mais marcantes para o turismo global. 
 
​Este dia promove a tomada de consciência sobre o valor social, cultural, político e económico do turismo e a contribuição desta atividade para serem alcançados os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A pandemia de COVID-19 teve um enorme impacte social e económico. Tanto as economias desenvolvidas como as em desenvolvimento foram atingidas por esta pandemia. O turismo foi um setor económico fortemente penalizado, mas poderá contribuir para impulsionar a recuperação e o crescimento. Foi neste enquadramento que a Organização Mundial do Turismo (OMT) designou oDia Mundial do Turismo 2021 como um dia centrado no Turismo para um crescimento inclusivo.
 
A OMT, enquanto agência especializada das Nações Unidas para o turismo responsável e sustentável, está a orientar o setor no sentido de uma recuperação e crescimento inclusivos. A OMT visa garantir que todo o setor tem uma palavra a dizer no seu futuro – incluindo as comunidades locais e as minorias. O turismo é um pilar reconhecido de muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial dos Objetivos 1 (combate à ​pobreza), 5 (igualdade de género), 8 (trabalho digno e crescimento económico) e 10 (reduzir as desigualdades). 
 
Turismo de Portugal
Publicidade

Artigo anteriorMealhada e Penacova colaboram na proteção do perímetro florestal do Bussaco
Próximo artigoLiga Portuguesa Contra o Cancro apela aos portugueses para colaborarem como voluntários no peditório nacional, que decorre entre os dias 28 de outubro e 1 de novembro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui