Publicidade

Um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, cerimónias militares e a apresentação de uma peça teatral são os pontos altos das comemorações dos 212 anos da Batalha do Bussaco em que as tropas portuguesas derrotaram o exército de Napoleão.

A data de celebração é a próxima terça-feira, 27 de setembro, mas o programa tem início já amanhã com a apresentação de uma peça de teatro que “transportará” o público ao ambiente das Invasões Francesas, em 1810.

“Bussaco – Da Invasão à Constituição – Apresentação dos Três Atos” é uma “megaprodução”, assegura a organização, que colocará em cena os três atos de uma peça que foi apresentada separadamente nos municípios de Mortágua, Penacova e Mealhada, através da “Cultura em Rede Marcos Históricos”.

As três peças – “Renascer”, “Guerra dos dois Irmãos” e “Há Mesa” – juntam-se numa “noite memorável e evocativa das lutas anglo-lusas contra as tropas napoleónicas”, adianta o Município da Mealhada.

Concerto da Orquestra Ligeira do Exército

Outro momento alto das comemorações é o concerto pela Orquestra Ligeira do Exército na noite de domingo (25 de setembro), na Alameda do Casino do Luso, “com a grandiosidade de uma big band”.

Na terça-feira seguinte – data do aniversário da Batalha – o palco será do Exército Português: no Obelisco, as cerimónias protocolares terão início com o hastear das bandeiras dos países envolvidos no conflito – Portugal, Reino Unido e França – seguindo-se o cortejo histórico-militar e religioso, do Museu Militar ao Terreiro do Monumento. No mesmo local tem lugar a “demonstração da força militar”, missa campal e cerimónia de homenagem aos mortos.

Realiza-se ainda a feira anual do Bussaco com música e dança, bem como a promoção da Rota de Napoleão.

“Itinerários Napoleónicos” são roteiro turístico

“As Comemorações da Batalha do Bussaco fazem parte da memória coletiva das comunidades dos municípios de Mealhada, Mortágua e Penacova.

É um espaço de encontro das pessoas e um momento alto para celebrar um importante acontecimento da história de Portugal”, explica Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara da Mealhada, concluindo que “os Itinerários Napoleónicos têm vido a assumir um papel de destaque na diversificação da oferta, na valorização do património material e imaterial associado às Invasões Francesas deste território e na atratividade turística”.

As comemorações de 27 de setembro coincidem com o Dia Mundial, o que vai proporcionar a demonstração do “trabalho em rede de estruturação de produto turístico que tem vindo a ser desenvolvido em termos regionais e nacionais”, sublinha a autarca.

A Batalha de Bussaco foi travada durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Bussaco. De um lado estavam as forças anglo-lusas sob o comando do duque de Wellington e do outro lado as forças francesas lideradas pelo marechal Massena.

Publicidade

Artigo anteriorOutono começou esta sexta-feira com temperaturas máximas até aos 31 graus
Próximo artigoUm olhar em redor do “nosso” Mundo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui