Publicidade

O encontro inclui a apresentação, por Fernando Rosas, do livro coordenado por Luís Reis Torgal intitulado “Brandos Costumes: O Estado Novo, a PIDE e os intelectuais” e tem entrada livre.

O encontro “Luís Reis Torgal – Um percurso de vida”, organizado pelo Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra em parceria com a Editora Temas e Debates/Círculo de Leitores, perspetiva-se como um momento intenso e luminoso em torno do percurso de vida intelectual de Luís Reis Torgal, fundador do CEIS20, e que está focalizado no livro Brandos Costumes: O Estado Novo, a PIDE e os intelectuais, cuja apresentação estará a cargo de Fernando Rosas.

A obra Brandos Costumes…, coordenada por Luís Reis Torgal e que agrega como autores alguns dos seus ex-alunos, ex-orientandos e colaboradores próximos, examina a relação entre a PIDE e uma série de intelectuais (portugueses e africanos das ex-colónias) que foram apoiando e/ou integrando uma “oposição”, nem sempre unida e com claras fraquezas, ao Estado Novo de Salazar e Marcello Caetano. Nas palavras de Reis Torgal, “a este livro foi dado o título, propositadamente irónico, de Brandos Costumes…, a fim de revelar como foi e é possível manejar uma expressão que foi assumida pelo regime e por alguns autores e simples cidadãos que ainda hoje interpretam assim o Estado de Salazar. O que se procurou mostrar, ao invés, é que é impossível ter havido — como disse Salazar — uma adaptação do Estado aos ‘brandos costumes’ do povo português”.

Mais informações e programa https://www.uc.pt/iii/ceis20/article?key=a-9b003b3472

Publicidade

Artigo anteriorFutebol: Golo de Cláudio nos descontos garante apuramento do União FC
Próximo artigoDesconhecidos destroem equipamentos da Praia Fluvial do Reconquinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui