A mudança de hora, para o horário de inverno, acontece na madrugada do próximo sábado para domingo, dia 29 para 30 de outubro, às 02h00, altura em que os ponteiros dos relógios devem atrasar uma hora.
Portugal entra no horário de inverno no próximo fim de semana. Assim, na madrugada de domingo é preciso atrasar os relógios uma hora.
No caso concreto do ano de 2022, a mudança para a hora de inverno ocorrerá no dia 30 de outubro, na madrugada de sábado para domingo.
No Arquipélago dos Açores, onde se utiliza o horário UTC-1 a mudança ocorre quando os relógios chegarem à uma da manhã, atrasando-se os mesmos para a meia-noite.
Os portugueses vão dormir mais uma hora no domingo, mas também vai anoitecer mais cedo.
O dia de domingo começará mais cedo em termos solares – será mais escuro de manhã – e terminará também mais cedo, aproveitando ao máximo os dias mais curtos que continuarão a encurtar até a chega do inverno no solstício de inverno a 21 de dezembro. Por essa altura ficarão a faltar sensivelmente três meses até a hora de verão regressar, o que ocorrerá a 26 de março de 2023.
No âmbito da proposta da Comissão Europeia, Portugal muda a hora duas vezes por ano: no último domingo de março (horário de verão) e no último domingo de outubro (horário de inverno), que este ano calha a 30 de outubro.