A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil volta a promover o exercício público nacional de sensibilização para o risco sísmico
Realiza-se, no próximo dia 9 de novembro, a partir das 11h09, mais uma edição do exercício nacional ‘A Terra Treme’, promovido pela Proteção Civil.
A iniciativa é promovida pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e procura “chamar a atenção para o risco sísmico e para a importância de comportamentos simples que os cidadãos devem adotar em caso de sismo, mas que podem salvar vidas”, conforme se pode ler em comunicado.
O exercício, que decorre a nível nacional, demora apenas um minuto, durante o qual a Proteção Civil insta os participantes a executar os “três gestos que salvam: baixar, proteger e aguardar”.
“Todos podem e devem participar: individualmente ou em grupo, em qualquer local onde se encontrem”, continua a Proteção Civil, pedindo aos participantes que façam o registo prévio no seu website.
“Muitas zonas do globo são propensas a sismos e Portugal é um território com zonas particularmente sensíveis a este risco. Podemos estar em qualquer lado quando começar um sismo, mas estaremos preparados para enfrentar uma situação deste tipo e recuperar dela rapidamente?”, questiona a ANEPC, lançando o mote para o exercício de 9 de novembro.