Governo indica que no fim de semana haverá um reforço do atendimento nos cuidados primários.
Há 197 centros de saúde a funcionar na modalidade de horário de atendimento durante o fim-de-semana, disponibilizando resposta de proximidade à comunidade, e como medida que visa diminuir a pressão sobre as urgências hospitalares.
Para consultar estes horários selecione “medidas para o cidadão”;
De seguida clique ique no o link da para a região pretendida, que remete para outra página com informação detalhada dos vários centros de saúde (no nosso caso deve clicar na Administração Regional de Saúde do Centro)
Esta resposta permite que os utentes não urgentes, com pulseira branca, azul ou verde, sejam encaminhados dos hospitais para os centros de saúde, com data e hora previamente definidas, sendo atendidos, no máximo, em 24 horas.
O Ministério da Saúde pede ainda a todos os cidadãos elegíveis, que se vacinem contra a gripe sazonal e COVID-19. A modalidade casa aberta, que dispensa marcação, está desde esta semana disponível para maiores de 65 anos.
“Para melhor atendimento e aconselhamento, reforça-se a importância de ligar em primeiro lugar para o SNS 24 (808 24 24 24), para uma triagem e encaminhamento adequado de cada situação, promovendo-se uma resposta mais célere e também o melhor planeamento da atividade do SNS”, refere o Ministério da Saúde.