A empresa Cleanwatts irá realizar uma sessão informativa no dia 15 de janeiro, pelas 15h00, na sede do União Clube Friumense.
A Cleanwatts vai criar uma Comunidade de Energia Renovável (CER) em Friúmes, Penacova. A central fotovoltaica, que será a primeira do concelho, vai ser instalada numa encosta na Gralhada (entre Friúmes e Vale Maior) e terá mais de mil painéis solares, 530 kWp. Esta CER não terá custos, nem de instalação, nem de adesão à comunidade, sendo todo o investimento suportado pela Cleanwatts.
Irá abranger a população num raio de quatro quilómetros e servirá a União das Freguesias de Friúmes e Paradela, a Freguesia de Penacova, a União das Freguesias de São Pedro de Alva e São Paio, a Freguesia de São Martinho da Cortiça, a União das Freguesias de Oliveira do Mondego e Travanca do Mondego e a Freguesia de Lavegadas. Esta CER conta produzir 828MWh/ano e irá evitar a produção anual de 220 toneladas de CO2, para além de se traduzir numa poupança de 20 a 40%, na fatura de eletricidade dos membros da comunidade. Além da redução de custos, vai permitir que a comunidade se tome carbonpositive e mais independente energeticamente, apoiando ainda famílias carenciadas.
«A vertente social e de combate à pobreza energética é uma das principais facetas das Comunidades de Energia e quando falamos numa aldeia, em que todos os elementos estão fortemente ligados à sua comunidade, e enraizados localmente, esta vertente torna-se ainda mais relevante», frisa Maria João Benquerença, recordando que, numa primeira fase, a Comunidade Energética irá arrancar com a instalação dos painéis no terreno do produtor-ancora, após o que a Cleanwatts angariará consumidores nesta região sendo que a CER poderá crescer com a adesão de novos membros produtores, que tenham telhados ou terrenos com capacidade para expandir a potência fotovoltaica instalada. Para esclarecimento a toda a população, a empresa irá realizar uma sessão informativa no dia 15 de janeiro, pelas 15h00, na sede do União Clube Friumense.
«O concelho de Penacova já conta com uma mini-hídrica, um parque eólico e já tem os seus próprios parques de biomassa. Só nos faltava mesmo um parque fotovoltaico ao serviço direto da população e é um orgulho poder dar o pontapé de saída deste projeto que, estou certo, trará muitas vantagens à comunidade», frisa Armando Santos, dinamizador da Comunidade de Energia que deixa, ainda, um desejo: «espero que as pessoas adiram, em massa, pois a comunidade será mais interessante e produtiva, quanto mais membros tiver.
Este projeto tem o apoio da Câmara Municipal de Penacova e da União de Freguesias de Friumes e Paradela (freguesia da instalação) e também conta com o apoio das restantes freguesias abrangidas. O investimento é 100% privado, não tendo estas entidades quaisquer encargos com a instalação.