Publicidade

David Gonçalves de Almeida

Depois da rubrica “Obras da Casa”, que trouxe aos leitores do Penacova Actual​ 30 publicações com o selo do Município de Penacova​, ou por ele apoiadas, David Almeida inaugura a nova rubrica “Outras obras sobre Penacova”, que será publicada aos domingos, de preferência antes do almoço.

Publicidade

Em 1984 foi publicado em Coimbra o livro de Varela Pècurto “O concelho de Penacova”. Uma edição “Hilda”, designação da conhecida loja de fotografia do autor,  que durante muitos anos funcionou no largo da Portagem.

Esta obra constitui um documento precioso que nos permite traçar um retrato multifacetado da Penacova de há quarenta anos. Além das centenas de imagens, integra uma síntese – redigida em português, francês, inglês e alemão – da história e cultura das diversas freguesias do nosso concelho. A versão francesa é de Valèrie Dumoulin, a inglesa de Amílcar de Lima Gouveia e a alemã de Hans-Richard Yahnke. São cerca de 40 páginas (incluindo as versões estrangeiras) que fazem uma síntese da história, arte e cultura do concelho, em geral, e de cada uma das onze freguesias, em particular. Segue-se um autêntico álbum fotográfico. São dezenas de imagens a cores sobre as paisagens, as gentes, os monumentos, as manifestações culturais, o património. Documentos valiosos   para a nossa história recente, para  melhor conhecer  a vida do concelho de Penacova em finais da década de setenta e início da seguinte.

Há precisamente 8 anos, Janeiro de 2014, Varela Pècurto doou ao Município de Penacova, à semelhança do que fez em relação a outras terras do país,  um conjunto de originais, captados nas décadas de setenta e oitenta, muitos deles das fotografias que integram o livro, em formato de diapositivo.

NOTA SOBRE O AUTOR   

Eduardo Francisco Varela Pècurto nasceu em  Ervedal, concelho de Avis, em 27 de Abril de 1925. Fez o liceu em Évora, onde se iniciou na arte da fotografia. Trabalhou para a casa Nazareth & Freitas e, posteriormente, com Eduardo Nogueira. Em 1950 veio para Coimbra, tendo dirigido a Secção Fotográfica da Livraria Atlântida e depois a “Hilda”, como sócio-gerente.

Participou em dezenas de concursos nacionais e internacionais, desde 1949. Em 1954 e foi distinguido  com o mais importante prémio atribuído internacionalmente no âmbito da fotografia amadora de salão, o “Excellence” da Féderation Internationale d’Art Photographique (FIAP).

Sendo um dos mais antigos fotógrafos profissionais do país, foi foto-repórter e operador correspondente da RTP em Coimbra, durante 25 anos.

Colaborou com a imprensa escrita em Coimbra, Porto e Lisboa, incluindo a desportiva. Participou em revistas, livros e capas discográficas. Colaborou com as “Seleções do Readers Digest”, com o “Círculo de Leitores” e com outras editoras, em mais de cinquenta obras. Dele são, por exemplo, as fotos do livro “Notícias Históricas de Mondalva”. Além do livro sobre Penacova, publicou outros livros do género sobre a Lousã e o Ervedal, sua terra natal. Uma das  fotografias mais famosas, “Belezas da Noite” (1951) foi doada em 2006 ao Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, onde está representado com 15 trabalhos fotográficos.

Em 2005 foi agraciado com a medalha de Mérito Cultural pela Câmara Municipal de Coimbra, cidade que lhe deve a sua primeira captação aérea. O município conimbricense acaba de lançar o Prémio de Fotografia Varela Pècurto. Com o mote “Coimbra em Perspetiva” o  pretende-se “promover o património natural, arquitetónico e cultural de Coimbra e dar a conhecer o trabalho amador na área da fotografia”.


FICHA BIBLIOGRÁFICA:

Título: O CONCELHO DE PENACOVA AUTOR(ES): Pècurto, Eduardo Francisco Varela, 1925-; Dumoulin, Valérie, trad.; Gouveia, Amílcar de Lima, trad.; Yahnke, Hans-Richard, trad. PUBLICAÇÃO: Coimbra: Hilda, D.L. 1984

DESCR.FÍSICA: 137 p. principalmente il. ; 30 cm NOTAS: Texto em português, francês, alemäo e inglês. CDU: 908(469.322)(036)

Publicidade

Artigo anteriorMotociclismo Góis dá a partida do Nacional de Enduro e Penacova recebe o Campeonato Nacional de Sprint Enduro
Próximo artigoJá pode ouvir os 20 temas da 57.ª edição do Festival da Canção

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui