Publicidade

O Município de Penacova recebeu a visita de membros do consórcio constituído no âmbito do projeto de valorização da floresta aprovado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Neste âmbito, alguns responsáveis do projeto “Transform”, que reúne 58 parceiros, entre os quais a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), visitaram dois dos 13 parques de biomassa do concelho de Penacova – Miro e Sazes do Lorvão -, conhecendo assim o modus operandi e a experiência deste município, considerado como referência na recolha de resíduos de biomassa.

Publicidade

O projeto “Transform” contempla um investimento de 130 milhões de euros para ser executado até 31 de dezembro de 2025, tornando-se no maior consórcio em torno da valorização florestal alguma vez criado em Portugal.

Os seus principais objetivos são a transformação digital do setor florestal para uma economia resiliente e hipocarbónica, com o intuito de incutir algumas transformações estruturais na cadeia de valor da floresta como a gestão florestal e redução do risco de incêndio, a valorização do território, particularmente em zonas de baixa densidade, a adoção de práticas de economia circular nas indústrias florestais, as novas tecnologias digitais e equipamentos florestais, bem como o reforço de mercados e consumidores e a capacitação de pessoas e empresas.

 

Publicidade

Artigo anteriorPrograma Regional do Centro (Centro 2030), apresentado ontem na CCDRC, terá uma verba de quase 2,2 mil milhões de euros para a região na próxima década
Próximo artigoEscola Virtual assinala 18 anos com mais de 500 mil utilizadores, entre docentes e alunos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui