Publicidade

As acessibilidades ao edifício, adaptado de um antigo jardim de infância, são a maior limitação ao funcionamento da instituição

António Rosado – Diário As Beiras

Publicidade

Com instalações desadequadas praticamente desde o início da sua existência – há 35 anos – a APPACDM de Figueira de Lorvão, no concelho de Penacova, recebeu anteontem a visita da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Manuela Veloso.

A diretora da instituição local, Isabel Fael, explicou, na ocasião, que “há necessidade de instalações condignas, até porque é a única resposta que existe no concelho para intervenção na deficiência intelectual e multideficiência”.

Conta atualmente com 26 utentes, que frequentam o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), valência que, desde março de 2021, substitui – tal como acontece na generalidade das instituições que trabalham com deficiência no país – os Centros de Atividades Ocupacionais (CAO).

O CACI é uma nova abordagem, enquanto resposta social de base comunitária, com uma regulamentação centrada na promoção da autonomia, da vida independente e da qualidade de vida das pessoas com deficiência mental grave e profunda.

Antigo jardim de infância

A APPACDM de Figueira do Lorvão funciona em antigas instalações de um jardim de infância, que são propriedade do Centro de Bem-Estar Social local, inicialmente adaptadas às novas funções, mas que nunca mais beneficiaram de obras.

Isabel Fael explica que os utentes frequentam a instituição todos os dias úteis, das 8H00 às 17H00, transportados em viaturas adaptadas. Todavia, uma das limitações do edifício são as deficientes condições de acessibilidade. A responsável concluiu que já foram feitas várias candidaturas ao programa PARES, mas sem obter financiamento.

Processo de reorganização

A instituição de Figueira do Lorvão funciona atualmente na dependência da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Vila Nova de Poiares. Inicialmente começou a funcionar como extensão de Coimbra, mas o crescimento dos serviços na sede do distrito obrigou a uma descentralização, com a unidade existente no concelho de Penacova a ficar adstrita ao concelho vizinho de Poiares por uma questão de maior proximidade.

Competências de Ação Social

A APPACDM foi visitada no dia em que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra se deslocou a Penacova, para participar na formalização da transferência de competências da Administração Central para a autarquia, quanto atendimento e acompanhamento social. Estiveram presentes quase todos os dirigentes de instituições privadas de solidariedade social (IPSS) locais, juntas de freguesia e técnicos municipais das áreas afetas à Ação Social.

Publicidade

Artigo anteriorCáritas de Coimbra participa na última reunião plenária do projeto DIANA
Próximo artigoEBA participa em ação de formação de Suporte Básico de Vida dinamizada pelos Bombeiros de Penacova

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui