As acessibilidades ao edifício, adaptado de um antigo jardim de infância, são a maior limitação ao funcionamento da instituição
António Rosado – Diário As Beiras
Com instalações desadequadas praticamente desde o início da sua existência – há 35 anos – a APPACDM de Figueira de Lorvão, no concelho de Penacova, recebeu anteontem a visita da diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra, Manuela Veloso.
A diretora da instituição local, Isabel Fael, explicou, na ocasião, que “há necessidade de instalações condignas, até porque é a única resposta que existe no concelho para intervenção na deficiência intelectual e multideficiência”.
Conta atualmente com 26 utentes, que frequentam o Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), valência que, desde março de 2021, substitui – tal como acontece na generalidade das instituições que trabalham com deficiência no país – os Centros de Atividades Ocupacionais (CAO).
O CACI é uma nova abordagem, enquanto resposta social de base comunitária, com uma regulamentação centrada na promoção da autonomia, da vida independente e da qualidade de vida das pessoas com deficiência mental grave e profunda.
Antigo jardim de infância
A APPACDM de Figueira do Lorvão funciona em antigas instalações de um jardim de infância, que são propriedade do Centro de Bem-Estar Social local, inicialmente adaptadas às novas funções, mas que nunca mais beneficiaram de obras.
Isabel Fael explica que os utentes frequentam a instituição todos os dias úteis, das 8H00 às 17H00, transportados em viaturas adaptadas. Todavia, uma das limitações do edifício são as deficientes condições de acessibilidade. A responsável concluiu que já foram feitas várias candidaturas ao programa PARES, mas sem obter financiamento.
Processo de reorganização
A instituição de Figueira do Lorvão funciona atualmente na dependência da APPACDM (Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental) de Vila Nova de Poiares. Inicialmente começou a funcionar como extensão de Coimbra, mas o crescimento dos serviços na sede do distrito obrigou a uma descentralização, com a unidade existente no concelho de Penacova a ficar adstrita ao concelho vizinho de Poiares por uma questão de maior proximidade.
Competências de Ação Social
A APPACDM foi visitada no dia em que a diretora do Centro Distrital da Segurança Social de Coimbra se deslocou a Penacova, para participar na formalização da transferência de competências da Administração Central para a autarquia, quanto atendimento e acompanhamento social. Estiveram presentes quase todos os dirigentes de instituições privadas de solidariedade social (IPSS) locais, juntas de freguesia e técnicos municipais das áreas afetas à Ação Social.