Publicidade

David Gonçalves de Almeida

Nos inícios do século XX (1904), tendo como principal impulsionador Alípio Barbosa de Oliveira Coimbra, nascia a Fábrica de Cerâmica Estrela d’Alva. Assinalando os 100 anos de existência foi publicado um livro que traça a história desta unidade industrial e constitui um importante documento no contexto da bibliografia  existente sobre o concelho de Penacova. 

Publicidade

A obra tem como autora a penacovense Paula Silva, formada em História e foi Coordenada por José Amado Mendes. 

Lê-se no prefácio, assinado por  este professor catedrático: “Esta Empresa, cuja história já secular aqui se apresenta, tem constituído um factor de desenvolvimento e de progresso no país e na respectiva área onde se instalou e se mantém. Com efeito, pela sua localização, no concelho de Penacova e no interior leste do distrito de Coimbra – onde infelizmente, os investimentos industriais têm sido parcos – o papel da Estrela d’Alva merece ser realçado” . Salienta ainda que “graças ao espírito empresarial, inovador, ousado e persistente  do seu Fundador – o Dr. Alípio Barbosa de Oliveira Coimbra (1865-1956) – e familiares, a Empresa, criada há um século e tendo atravessado conjecturas e vicissitudes muito diversas, nunca deixou de evoluir, de se modernizar e de se adaptar e responder aos novos desafios que se lhe foram deparando.”

O prefaciador manifesta o seu reconhecimento “ao Dr. Joaquim Leitão Couto – que promoveu os contactos iniciais para a realização do trabalho – e à Drª Paula Cristina Ferreira da Silva, pelo empenho e dedicação com que se envolveu na investigação e elaboração desta obra”.  Amado Mendes felicita igualmente o Eng.º Maurício Marques, à época, Presidente da Câmara, pela sua “visão e interesse pela cultura”.

A edição do livro ainda contou com o empenho do Dr. Alípio Ribeiro Barbosa Coimbra, que tinha em mente deste modo homenagear o fundador da empresa, o seu avô, Alípio Barbosa de Oliveira Coimbra. Todavia, Alípio Ribeiro já não assistiu à publicação da obra, dado que faleceu prematura e inesperadamente, pouco tempo antes das comemorações centenárias da empresa, acabando por recair sobre a sua personalidade a seguinte dedicatória:

“Queremos homenagear o Pai, o Amigo, o Empresário, pela pessoa exemplar que sempre foi, pela estima que sempre demonstrou por todos os colaboradores e os que consigo privaram, estando sempre presente quando necessário. Pela sua grande capacidade de trabalho e de empreendimento, tudo fez, ao longo da vida, para atingir a permanente actualização da sua Estrela d’Alva”

Analisando o conteúdo desta obra verifica-se que, na “Introdução”, se contextualizam  as técnicas cerâmicas e a actividade industrial ao longo dos tempos.  Refere-se, de seguida, a fundação da “Estrela d’Alva”, colocando a tónica  nas pessoas e no meio geográfico envolvente. Num dos capítulos posteriores, é referido o incêndio que devorou grande parte da fábrica, em 1922, bem como   a renovação posterior que logo se lhe seguiu. Por sua vez, a Empresa Barbosa Ribeiro, de Taveiro, merece também destaque, bem como a acção daqueles que sucederam ao Fundador, com relevância para o Dr. Alípio Ribeiro.  

A função social desempenhada, no seu meio, pela Estrela d’Alva é também alvo de atenção. Por último, contemplam-se quer a dinâmica introduzida no empreendimento pela 4ª Geração (em termos de modernização e actualização), com referências ao meio envolvente e aos condicionalismos que existiram. A salvaguarda do respectivo património industrial é igualmente abordada.  

O livro, que tem cerca de 200 páginas, encadernadas em grande formato e com capa dura, apresenta dez capítulos:

I – Introdução: quadro histórico e quadro geográfico

II – A fundação – os Homens

III – A fundação – o Espaço

IV – A fatídica noite de 5 de Agosto de 1922: a reconstrução da Estrela d’Alva

V – A “filha Estrela d’Alva”: a fábrica de Taveiro “Barbosa Ribeiro e Cª Lda”

VI – Os sucessos de Alípio Barbosa

VII – A renovação da Estrela d’Alva. O papel empreendedor de Alípio Ribeiro

VIII – A entrada ao trabalho da 4ª geração – A remodelação da Estrela d’Alva

IX – Meio envolvente e condicionalismos

X – Salvaguarda do património. A Estrela d’ Alva voltada para o futuro

E terminamos com slogan, apresentado no livro: “UM SÉCULO AO SERVIÇO DA ECONOMIA NACIONAL. A TRADIÇÃO DOS TELHADOS DE ONTEM, FEITOS HOJE, PARA OS DIAS DE AMANHÃ.”

NOTAS  SOBRE OS AUTORES:

Paula Cristina Ferreira da Silva é Licenciada em História e possui o Mestrado em História Económica e Social Contemporânea. Concluiu em 2020 o Curso de Estudos e Formação de Altos Dirigentes da Administração Local, ministrado pela FEFAL.

É Técnica Superior do Município de Penacova, na área de Biblioteca e Documentação. De 1/9/2020 a 20/09/2021 foi Chefe de Divisão de Turismo e Cultura, em regime de substituição. Em 2021, foi nomeada para aquele cargo em regime de comissão de serviço. Cessou funções no início do presente mandato autárquico.

É membro da Direcção da Associação Pró-Defesa do Mosteiro de Lorvão  e  Presidente da Delegação Regional do Centro da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas.

José Maria Amado Mendes é doutorado em História Moderna e Contemporânea. É professor catedrático (aposentado) da FLUC, de onde foi Presidente do Conselho Científico.

Tem-se dedicado à investigação de diversas temáticas, com destaque para as seguintes: história económica e social, industrialização, história empresarial, ética e cultura de empresa, liderança e cultura organizacional, museologia e património cultural.

Publicou várias obras, entre as quais: “História da Indústria Portuguesa. Da Idade Média aos nossos dias” e “História do Vidro e do Cristal em Portugal”. Foi um dos organizadores do I Encontro Nacional sobre o Património Industrial (1986), cujas actas foram publicadas sob a sua coordenação. 

FICHA BIBLIOGRÁFICA / BIBLIOTECA NACIONAL DE PORTUGAL


CERÂMICA ESTRELA D’ALVA : 100 ANOS DE HISTÓRIA : 1904-2004 / PAULA CRISTINA FERREIRA SILVA; PREF. E COORD. JOSÉ AMADO MENDES


AUTOR(ES): Silva, Paula Cristina Ferreira; Mendes, J. M. Amado, 1939-, pref.

PUBLICAÇÃO: São Paio do Mondego : Estrela d’Alva, 2004

DESCR. FÍSICA: 198 p. : il. ; 29 cm

BIBLIOGRAFIA: Bibliografia, p. 195-198

DEP. LEGAL: PT — 220838/04

CDU: 666.3/.7(469.322)(091)

061.5


Pode ver: VÍDEO INSTITUCIONAL DA FÁBRICA ESTRELA D’ALVA (2004)

Publicidade

Artigo anteriorBetano Ganha Prémio de Escolha do Consumidor
Próximo artigoRecolha de resíduos pelo Electrão aumentam 40% em 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui