Publicidade

O Circuito da Atalhada, equipamento municipal implantado numa área total de cerca de 10 hectares, voltou a abrir as portas no passado domingo, para um encontro onde foi possível acelerar em segurança.

O Circuito da Atalhada, equipamento municipal implantado numa área total de cerca de 10 hectares, que compreende uma pista com perímetro de 1,1km e uma largura média do traçado de aproximadamente 14 metros, foi concessionado à empresa 111 Sport em 2022 e voltou a abrir as portas no passado domingo, para um encontro onde foi possível acelerar em segurança.

Publicidade

Recorde-se que o complexo desportivo da Serra da Atalhada, circuito destinado à prática do desporto automóvel na região de Penacova, foi inaugurado em 2014. Na altura foi concessionado pelo anterior executivo à “Extra Motion“, construtor e preparador de automóveis de competição e organizadora de eventos desportivos, empresa que lançou o desafio à Câmara Municipal de Penacova para, em conjunto, recuperarem a pista e colocarem-na com as medidas oficiais da FPAK, para a realização, entre outros, provas de kartcross, auto cross, rally cross, resistência TT, tal como testes, afinações técnicas para viaturas (em circuito fechado) e planos de formação e aperfeiçoamento de condução para pilotos, em ambiente de competição, criando em simultâneo condições de segurança para o público e infraestrutura de apoio (torre de controlo). 

A inauguração da pista contou com a presença de Pedro Matos Chaves, que pilotou diferentes carros de ralicross, kartcross e super buggy, juntando-se, entre outros, ao campeão nacional de kartcross Pedro Rosário, que também esteve presente, depois de vários pilotos de Offroad já terem experimentado o renovado Circuito da Atalhada.

Humberto Oliveira explicava na altura “que o projeto do Circuito da Atalhada, com um custo inicial de 130 mil euros, foi pensado para dar vida à Serra da Atalhada, onde já existia uma pista em terra batida para atividades amadoras de autocross e kartcross”.

Desde então, recebeu a primeira prova do Campeonato Nacional de Sprint Enduro 2021 que levou à Pista da Serra da Atalhada, em Penacova, cerca de duzentos pilotos, um número record para a especialidade, organizada pelo Clube Alhastro TT.

Apesar das expectivas, o certo é que pouca dinâmica foi dada àquele equipamento, devido a estado de abandono a que foi votado e ao facto de ter sido completamente vandalizado, muito por culpa também da pandemia Covid-19, foi ficando inoperacional e a necessitar de novos investimentos.

Com a entrada do novo executivo liderado por Álvaro Coimbra, e depois de realizados vários investimentos ao nível das infraestruturas da pista, foi possível realizar uma nova concessão através da qual “se pretendeu dar uma nova dinâmica à utilização da pista, reposicionando-a como espaço de promoção dos desportos motorizados, o que se tem vindo a verificar”, adiantou o autarca.

Veja as fotos e os vídeos do evento AQUI

Publicidade

Artigo anteriorNovo cartão de cidadão chega até final do ano “com segurança reforçada” e custa nove milhões de euros
Próximo artigoFutebol Inatel: Paradela perde por uma mão cheia de golos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui