A revista Anteprojectos* convidou o Perito Arquiteto Carlos Mendes para participação na rúbrica “quem é quem”, sendo capa de revista na edição nº 340 de janeiro de 2023.
O Penacova Actual, na sua linha editorial que divulga com o máximo interesse todas as atividades dos “filhos da terra”, não pode deixar de dar importância ao destaque que a revista Anteprojectos, uma publicação, que aposta não só na qualidade, no prestígio, no rigor, como também apresenta uma estrutura totalmente inovadora, à altura das exigências dos tempos que decorrem, concedeu ao arquiteto Carlos Mendes.
No âmbito do exercício dos atos próprios da profissão de arquiteto, Carlos Mendes tem uma abrangência em diversos trabalhos, nomeadamente, na área da Habitação, Serviços, Indústria, Património, Espaço Público e Planeamento Urbano. É, também, Perito Avaliador Local e Perito Regional no distrito de Coimbra da Autoridade Tributária e Aduaneira, completando no próximo mês de julho, enquanto Entidade Externa, 20 anos, na qualidade de Perito do Serviço de Finanças de Penacova.
Foi recentemente admitido na Bolsa de Peritos Arquitetos da Ordem dos Arquitetos, para efeitos de emissão de Pareceres ou Peritagens, tendo o seu curriculum e experiência profissional sido reconhecidos pelo Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Arquitetos em 80% das Valências do Regulamento da respetiva Bolsa.
Em conversa com o Penacova Actual, Carlos Mendes partilhou estar a concluir um processo de candidatura para um prémio referente a trabalhos de recuperação e valorização de património no Algarve e haver, oportunamente, a possibilidade de criação duma parceria para o desenvolvimento dum projeto habitacional na zona do “Alto Concelho”. Dado no concelho de Penacova, atualmente, não existir oferta de construção nova ao nível de habitação coletiva para venda, assim, este projeto poderá contribuir para colmatar a procura neste segmento.
Carlos Martins Mendes tem 52 anos, é casado, tem 2 filhos, sendo filho de Alípio Mendes e Alice Martins, descendente familiar e neto dos saudosos António Mendes, Olimpia Ferreira (Cunhedo), Afonso Martins e Maria da Purificação (Oliveira do Mondego). É na geração familiar de Carlos Mendes, dos primos, Anabela Rodrigues, Ricardo Pereira, e outros familiares, que surgem os primeiros licenciados na família, daí tão importante e relevante ter sido o papel de outras gerações, nomeadamente, dos pais destes, pela educação desempenhada e sacrifícios vários passados para permitir que fosse possível proporcionar uma formação superior a esta geração.
Em termos de outras participações, sociais e cívicas no concelho de Penacova, destacam-se: a colaboração em procedimentos administrativos e técnicos em ajuda na reconstrução de casas no pós-incêndio de 2017 no concelho de Penacova (trabalho realizado em condição pro bono); É um dos Fundadores da Confraria da Lampreia de Penacova (tendo exercido o cargo de Presidente do Conselho Fiscal no mandato de 2014/16); é co-autor do PENACOVA21 – Plano Estratégico de Desenvolvimento do concelho de Penacova (2006); foi aluno, e Docente (disciplina de educação visual 1998/99) na Escola E.B. 2,3 António José de Almeida em Penacova; Foi bombeiro voluntário na Corporação de Penacova (1985/91), desempenhando (por último) a categoria de bombeiro de 3ª classe (nº 116); colaborou com diversas associações culturais, desportivas, publicação de textos de opinião com caráter de cidadania; tendo sido colaborador no Jornal “Nova Esperança”.
*A revista ANTEPROJECTOS surgiu em maio de 1994, é uma publicação e um site www.anteprojectos.com.pt, com informação económica e técnica, dedicada aos sectores da Arquitetura, Engenharia e Construção, que será, também, distribuída gratuitamente na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, no próximo mês de março.
Foto in capa da revista “Anteprojectos”, edição nº 340 de janeiro de 2023.
Parabéns Carlos!
Fico muito contente por um Amigo ter reconhecimento a esse nível a que só alguns chegam.
E, ainda, satisfeito por ser um Penacovense de convicções.